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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO
Other Titles: Emancipatory musical Aesthetics
???metadata.dc.creator???: GARFUNKEL , TEO CARLOS
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lauand, Jean
???metadata.dc.contributor.referee1???: Josgrilberg , Rui de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Chie, Hirose
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação destaca a potência transformadora da Educação não-formal como um recurso complementar à Educação formal fundamental para catalisar processos de emancipação, constituição da identidade coletiva e da subjetividade. Para isso, recorremos a ferramentas teóricas do pensamento filosófico, sociológico, antropológico e pedagógico a partir da perspectiva de dois autores principais: Josef Pieper e Theodor Adorno. Com uma proposta epistemológica abrangente, este estudo se debruça sobre o Choro, gênero urbano da musica popular brasileira predominantemente instrumental executado em roda, e sua influência na formação cultural de uma família de imigrantes japoneses em São Paulo. Discute ainda o conceito de Tradição em diálogo com a Educação e a Arte, investigando a Cultura Brasileira e suas estratégias para a resistência e a emancipação. Conjugando estes elementos, pretendemos reforçar a importância da prática artística no processo de formação não só por sua relevância na esfera política, mas como um veículo capaz de transcender horizontes culturais e a mesquinhez materialista do cotidiano.
Abstract: This study highlights the potential of non-formal Education as a resource to complement formal Education and an emancipation catalyst when the matter is identity building (individual or collective). Our approach includes theoretical premises from Philosophy, Sociology, Anthropology and Pedagogy and refers to two main authors: Josef Pieper and Theodor Adorno. With a wide epistemological proposal, this study focuses on Choro, urban genre of Brazilian popular instrumental music, and its influence on the cultural formation of a family of Japanese immigrants in São Paulo. It also discusses the concept of Tradition in dialogue with Education and Art, investigating Brazilian culture and its strategies for resistance and emancipation. By putting these elements together, we intend to reinforce the importance of artistic practices in the formation process not only for its relevance in the political sphere, but as a vehicle capable of transcending cultural horizons and everyday’s materialistic pettiness.
Keywords: Tradição; Emancipação; Educação não-formal; Música Popular Brasileira
Tradition; Emancipation; non-formal Education; Brazilian Music
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao
Citation: GARFUNKEL , TEO CARLOS. ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO. 2016. [111f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591
Issue Date: 14-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

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