???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1581
???metadata.dc.type???: Tese
Title: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: ESTUDO DE CASOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EM DUAS EMPRESAS QUE OPERAM NO BRASIL
???metadata.dc.creator???: ASSIS , MÁRCIO SOUSA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kuniyoshi, Marcio Shioti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Martins, Maria do Carmo Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Veloso, Elza Fátima Rosa
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa de dissertação teve como objetivos verificar como e porque as empresas estudadas aplicam a gestão por competência, o tipo de avaliação de desempenho, as principais contribuições, as facilidades e dificuldades do programa. Foram consideradas para a pesquisa duas empresas que declararam utilizar a gestão por competências como método de gestão. Utilizou-se o método de pesquisa qualitativa. Optou-se pelo estudo de caso, método transversal onde todas as medições foram feitas em um único momento. É um estudo explicativo, que procura entender os fatos após os mesmos terem ocorrido. A unidade de análise foram os processos de gestão por competências, políticas de avaliação de desempenho e análise das respostas dos respondentes. As conclusões da pesquisa revelaram que as organizações estudadas procuram integrar as estratégias organizacionais com o programa de gestão por competências, que os programas são similares, e o fator mais importante: possuem o apoio da diretoria da empresa. As mesmas realizam avaliação de desempenho anual e dão feedback aos funcionários. O foco dos programas é no desenvolvimento das pessoas e no desenvolvimento de competências para o cumprimento das metas. Entretanto, possuem ajustes a serem feitos, como no estudo de uma das empresas em que o programa não é previsto para a grande maioria dos funcionários. É um grande desafio para a empresa, pois caso a situação não seja revista, poderá causar efeitos nocivos, como a desmotivação, insatisfação, queda de produtividade, ter trabalhadores sem foco e sem visualização de crescimento profissional. Desta forma, os mesmos provavelmente não irão contribuir para o alcance das estratégias da organização. Outra questão a ser analisada é se o tipo de avaliação de desempenho utilizada pelas duas organizações, onde somente o gestor avalia o funcionário, é o tipo ideal. Na literatura os autores defendem a avaliação de desempenho 360 graus que é o tipo mais completo e que pode trazer mais benefícios. Como contribuições para as organizações, foram citadas a melhoria na comunicação, a clareza em saber o que avaliar e como avaliar e facilidade para resolver questões voltadas ao plano de sucessão.
Abstract: This dissertation research aimed to verify how and why companies apply studied management by competence, the type of perfomance assessment, the main contributions, the facilities and difficulties of the program. They were considered for the survey two companies reported using the management skills as a management method. We used the qualitative research method. We opted for the case study, transversal method where all measurements were made in a single moment. It is a comprehensive study that seeks to understand the facts after they have occured. The unit of analysis was the management processes for skills, performance policy evaluation and analysis of the responses of respondents. The findings of the reserach revealed that organizations seek to integrate studied the organizational strategies with competency management program, the programs are similar, and most important factor: they have the support of the compan´s board. The same conduct annual performance review and give feedback to employees. The focus of the programas is the development of people and the development of skills to meet the goals. However, they have adjustments to be made, as in the study of one of the companies in which the program is not intended for the vast majority of employees. It is a great challenge for the company, as if the situation is not reviewed, may cause harmful effects, such as lack of motivation, dissatisfaction, reduced productivity, workers have no focus no professional growht view. In this way there are not likely to contribute to the achievement of the organization´s strategies. Another issue to be examined is whether the type of performane measurement used by the two organizations, where only the manager evaluates the employee, is the ideal type. In the literatyre, the authors advocate the performance evaluation that 360 degrees is the most complete type and it can bring more benefits. As contributions to the organizations were cited improvement in communication, clarity to know what to evaluate and how to evaluate and easier to resolve questions related to the succession plan.
Keywords: gestão por competências; avaliação de desempenho; contribuições; facilidades e dificuldades.
competency management; performance evaluation; contributions; strengths and difficulties
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: ASSIS , MÁRCIO SOUSA. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: ESTUDO DE CASOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EM DUAS EMPRESAS QUE OPERAM NO BRASIL. 2016. [105f]. Tese( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [Sao Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1581
Issue Date: 23-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Sousa Assis.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO888.24 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.