???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1580
???metadata.dc.type???: Tese
Title: LIDERANÇA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS DE LIDERAR EQUIPES EM UM CONTEXTO DE TRABALHO REMOTO
Other Titles: Leardership distance: a study on the leardership challenges teams in a context of remot work
???metadata.dc.creator???: BUCATER, APARECIDA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kuniyoshi, Marcio Shioti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Luciano Venelli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Veloso, Elza Fátima Rosa
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que interferem no processo de e-Liderança, bem como identificar os desafios e as competências demandadas do e-Líder. Para tanto a opção foi por um estudo de caráter qualitativo e a pesquisa foi de natureza exploratória. A ferramenta utilizada foi a entrevista com apoio de roteiro semiestruturado. Foram entrevistados seis profissionais com experiência em liderança presencial e atuando com equipes remotas em empresas de médio e grande porte, de segmentos diversos. Os dados das entrevistas foram agrupados, categorizados e analisados, para facilitar a leitura e compreensão do estudo. As conclusões da pesquisa corroboram os estudos sobre o contexto do trabalho remoto que envolve tempo, espaço e tecnologia e tem como característica a flexibilidade. Foram identificados quatro fatores que interferem como facilitadores da atuação do e-Líder: a tecnologia, as características da equipe, a infraestrutura que as organizações oferecem e as reuniões virtuais, estas últimas com uma abordagem um tanto diferenciada com relação aos pesquisadores considerados para este estudo. Como principais desafios foram identificados controle, motivação da equipe e adaptação ao novo modelo corroborando os estudos considerados para este trabalho. Com relação às competências foram identificadas quinze que corroboraram os estudos sobre o tema, cinco apontadas pelos pesquisadores e não citadas pelos entrevistados e sete apresentadas pelos entrevistados e que não foram localizadas nos estudos considerados para este trabalho.
Abstract: This study aimed to identify the factors that interfere in the e-Leadership process and to identify the challenges and skills demanded of e-Leader. Therefore the option was for a qualitative study and research was exploratory in nature. The tool used was the interview with the support of semi structured script. We interviewed six professionals with expertise in classroom leadership, working with remote teams in medium and large companies from various sectors. Data from the interviews were grouped, categorized and analyzed to facilitate the reading and understanding of the study. The research findings corroborate studies on the remote work environment that involves time, space and technology and is characterized by flexibility. They identified four factors that interfere as facilitators of e-Leader action: the technology, the team´s characteristics, infrastructure organizations offer and virtual meetings, the latter with an approach one differentiated both in relation to researchers considered for this study. The main challenges were identified control, team motivation and adaptation to the new model corroborating the studies considered for this job. Regarding skills were identified fiveteen that corroborated the studies on the subject, five appointed by the researchers and not cited by respondents and seven presented by the interviewees and were not found in the studies considered for this work.
Keywords: trabalho remoto; e-Líder; e-Liderança; competências
teleworking; e- Leader; e-Leadership; skills
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: BUCATER, APARECIDA. LIDERANÇA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS DE LIDERAR EQUIPES EM UM CONTEXTO DE TRABALHO REMOTO. 2016. [100f]. Tese( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1580
Issue Date: 23-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aparecida Bucater.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO565.11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.