???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSILVA, Claudia Cezar da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556895849823048por
dc.contributor.advisor1Fischmann , Roseli-
dc.contributor.referee1Demartini, Zeila de Brito Fabi-
dc.contributor.referee2Soares, Sebastião José-
dc.date.accessioned2016-09-22T18:26:55Z-
dc.date.issued2016-04-14-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Cezar da. GESTÃO DA CULTURA NA UNIVERSIDADE: O NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. 2016. [134f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1572-
dc.description.resumoEssa dissertação resulta de um processo de reflexão autobiográfica, com base no resgate de memórias e vivências do percurso de vida-trabalho da pesquisadora, a partir da experiência na gestão do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), desde a sua criação, em 2005. Compreender o processo de criação, constituição e inserção do NAC na UMESP, como também o exercício da gestão cultural nesse espaço universitário, foram objetivos dessa pesquisa, que destaca o diálogo entre Educação e Cultura, mediado pela Arte, a partir da inserção de ações artístico-culturais focadas no respeito às diferenças e na valorização da diversidade humana e cultural. Qual o papel da ação cultural dentro de uma universidade? Como essas ações podem somar com o processo de formação educacional? Que desafios envolveram a construção e constituição do Núcleo de Arte e Cultura da UMESP? Essas são questões geradoras do desenvolvimento desse trabalho, no qual é utilizada a abordagem (auto)biográfica como metodologia de pesquisa. Na narrativa propiciada por essa abordagem, a pesquisadora procurou revisitar e ressignificar, numa perspectiva de produção de conhecimento, memórias e histórias que contribuíram para a construção da sua própria identidade e que alavancaram sua inserção na gestão da Cultura na UMESP, legitimando e firmando a atuação do Núcleo de Arte e Cultura, ao longo dos seus 10 anos de existência. Ao refletir sobre essa práxis, evidenciou-se que trabalhar com as subjetividades é o grande desafio da gestão da Cultura, como também a construção de processos colaborativos, na perspectiva do “fazer com” e não do “fazer para” é o caminho para o fortalecimento e enraizamento das ações.por
dc.description.abstractThis dissertation results from an autobiographical reflection, based on the researcher ´s recovery of memories and experiences during the life-work journey while managing the Center for Art and Culture (NAC) of the Methodist University of São Paulo (UMESP ), since its inception in 2005. Understanding the process of creation, formation and inclusion of NAC at UMESP, as well as the exercise of cultural management in this university space were goals of this research, which highlights the dialogue between education and culture, mediated by art, from the insertion of artistic and cultural activities focused on respect for differences and appreciation of human and cultural diversity. What is the role of the cultural action within a university? How these actions can add to the process of educational training? What were the challenges involved the construction and establishment of the Center for Art and Culture at UMESP? These were generating issues for the development of this work, which used an (auto) biographical methodology. In the narrative, the researcher sought to revisit and reframe, with a view to producing knowledge, memories and stories that contributed to the construction of her own identity and that boosted her integration in the management of culture at UMESP, legitimizing and firming the Center for Art and Culture´s action, over its 10 years of existence. In reflecting on this practice, it became clear that working with the subjectivities is the great challenge of managing culture, as well as the construction of collaborative processes, in the perspective of "cause" and not "doing for" is the way to strengthening and deepening the actions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2016-09-22T18:26:55Z No. of bitstreams: 1 Claudia Cezar COMPLETA.pdf: 2607164 bytes, checksum: 3cdf179e95cc2aeb1abd6c28382641fe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-22T18:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Cezar COMPLETA.pdf: 2607164 bytes, checksum: 3cdf179e95cc2aeb1abd6c28382641fe (MD5) Previous issue date: 2016-04-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3434/Claudia%20%20Cezar%20COMPLETA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de Sao Paulopor
dc.publisher.departmentEducacao:Programa de Pos Graduacao em Educacaopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsIMSpor
dc.publisher.programEducacaopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão cultural; cultura; diferenças; diversidade; universidadepor
dc.subjectcultural management; culture; differences; diversity; universityeng
dc.titleGESTÃO DA CULTURA NA UNIVERSIDADE: O NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULOpor
dc.title.alternativeManaging culture in a higher education institution: the Center for Art and Culture (NAC) of the Methodist University of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Cezar COMPLETA.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO2.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.