???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Claudia Cezar da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4556895849823048 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fischmann , Roseli | - |
dc.contributor.referee1 | Demartini, Zeila de Brito Fabi | - |
dc.contributor.referee2 | Soares, Sebastião José | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T18:26:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudia Cezar da. GESTÃO DA CULTURA NA UNIVERSIDADE: O NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. 2016. [134f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1572 | - |
dc.description.resumo | Essa dissertação resulta de um processo de reflexão autobiográfica, com base no resgate de memórias e vivências do percurso de vida-trabalho da pesquisadora, a partir da experiência na gestão do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), desde a sua criação, em 2005. Compreender o processo de criação, constituição e inserção do NAC na UMESP, como também o exercício da gestão cultural nesse espaço universitário, foram objetivos dessa pesquisa, que destaca o diálogo entre Educação e Cultura, mediado pela Arte, a partir da inserção de ações artístico-culturais focadas no respeito às diferenças e na valorização da diversidade humana e cultural. Qual o papel da ação cultural dentro de uma universidade? Como essas ações podem somar com o processo de formação educacional? Que desafios envolveram a construção e constituição do Núcleo de Arte e Cultura da UMESP? Essas são questões geradoras do desenvolvimento desse trabalho, no qual é utilizada a abordagem (auto)biográfica como metodologia de pesquisa. Na narrativa propiciada por essa abordagem, a pesquisadora procurou revisitar e ressignificar, numa perspectiva de produção de conhecimento, memórias e histórias que contribuíram para a construção da sua própria identidade e que alavancaram sua inserção na gestão da Cultura na UMESP, legitimando e firmando a atuação do Núcleo de Arte e Cultura, ao longo dos seus 10 anos de existência. Ao refletir sobre essa práxis, evidenciou-se que trabalhar com as subjetividades é o grande desafio da gestão da Cultura, como também a construção de processos colaborativos, na perspectiva do “fazer com” e não do “fazer para” é o caminho para o fortalecimento e enraizamento das ações. | por |
dc.description.abstract | This dissertation results from an autobiographical reflection, based on the researcher ´s recovery of memories and experiences during the life-work journey while managing the Center for Art and Culture (NAC) of the Methodist University of São Paulo (UMESP ), since its inception in 2005. Understanding the process of creation, formation and inclusion of NAC at UMESP, as well as the exercise of cultural management in this university space were goals of this research, which highlights the dialogue between education and culture, mediated by art, from the insertion of artistic and cultural activities focused on respect for differences and appreciation of human and cultural diversity. What is the role of the cultural action within a university? How these actions can add to the process of educational training? What were the challenges involved the construction and establishment of the Center for Art and Culture at UMESP? These were generating issues for the development of this work, which used an (auto) biographical methodology. In the narrative, the researcher sought to revisit and reframe, with a view to producing knowledge, memories and stories that contributed to the construction of her own identity and that boosted her integration in the management of culture at UMESP, legitimizing and firming the Center for Art and Culture´s action, over its 10 years of existence. In reflecting on this practice, it became clear that working with the subjectivities is the great challenge of managing culture, as well as the construction of collaborative processes, in the perspective of "cause" and not "doing for" is the way to strengthening and deepening the actions. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2016-09-22T18:26:55Z No. of bitstreams: 1 Claudia Cezar COMPLETA.pdf: 2607164 bytes, checksum: 3cdf179e95cc2aeb1abd6c28382641fe (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-22T18:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Cezar COMPLETA.pdf: 2607164 bytes, checksum: 3cdf179e95cc2aeb1abd6c28382641fe (MD5) Previous issue date: 2016-04-14 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3434/Claudia%20%20Cezar%20COMPLETA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Metodista de Sao Paulo | por |
dc.publisher.department | Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | IMS | por |
dc.publisher.program | Educacao | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | gestão cultural; cultura; diferenças; diversidade; universidade | por |
dc.subject | cultural management; culture; differences; diversity; university | eng |
dc.title | GESTÃO DA CULTURA NA UNIVERSIDADE: O NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO | por |
dc.title.alternative | Managing culture in a higher education institution: the Center for Art and Culture (NAC) of the Methodist University of São Paulo | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pos Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Claudia Cezar COMPLETA.pdf | BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO | 2.55 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.