???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1548
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A MULHER ALÉM DO BEM E DO MAL: Malévola e a representação cinematográfica do feminino integrado
Other Titles: Woman beyond Good and Evil: Maleficent and the cinematic representation of the integrated feminine.
???metadata.dc.creator???: MACHADO, Patricia Santos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cunha, Magali do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos , Marli dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha , Rose
???metadata.dc.description.resumo???: Estudo sobre as construções simbólicas e identitárias da mulher presentes na narrativa e na estrutura das personagens femininas do filme Malévola (2014) – produção dos estúdios Disney (EUA). A narrativa é inspirada no conto de fadas “A Bela Adormecida do Bosque” e distingue-se pela perspectiva feminina, modificando as possibilidades de interpretação, além de possibilitar a quebra do paradigma dicotômico relacionado ao Bem e ao Mal. A pesquisa tem por objetivo estudar a evolução das construções imaginárias da mulher no cinema e traçar paralelos entre as características arquetípicas das personagens de Malévola em relação à identidade da mulher na contemporaneidade. Para tal, será tomado como referencial teórico os estudos do imaginário social, com as obras de Gilbert Durand, Edgar Morin e, em especial, Michel Maffesoli; conceitos da psicanálise a partir dos trabalhos de C.G. Jung, Erich Neumann, Marie-Louise Von Franz e Clarissa Pinkola Estés; as teorias de Stuart Hall, Laura Mulvey e Gilles Lipovetsky relacionadas aos estudos culturais com ênfase em gênero; e também o ecofeminismo através dos trabalhos de autoras como Vandana Shiva e Maria Mies. Nosso referencial teórico-metodológico é a Hermenêutica de Profundidade (HP) visando à interpretação da estrutura simbólica de nosso objeto. Resultam desta pesquisa a verificação de um processo de saturação de padrões identitários e simbólicos provindos da modernidade e a evolução de novas dinâmicas nas narrativas presentes nas mídias e na comunicação.
Abstract: A study on the symbolic and self-defining constructions of the Woman in the narrative and the structures of female characters in the Disney Studios production Maleficent (2014) – USA. The plot is inspired on the fairy tale “The Sleeping Beauty in the Wood” but from a feminine standpoint, widening the possibilities of interpretation and allowing for a rupture from the dichotomic paradigm related to the struggle between “Good versus Evil”. This research aims at studying the evolution of the archetypical imaginary constructs of the characters in Maleficent in contrast with female identity in contemporary culture. For that end, the theoretical frame of reference includes the study of social imaginaries through the works of Durand, Edgar Morin and, most notably, Michel Maffesoli; psychoanalytical concepts from the works of de C.G. Jung, Erich Neumann, Marie-Louise Von Franz and Clarissa Pinkola Estés; Stuart Hall’s, Laura Mulvey’s and Gilles Lipovetsky’s theories of Cultural Studies with an emphasis on gender; and also ecofeminism, through the works of authors such as Vandana Shiva and Maria Mies. Our selected theoretical-methodological reference is the Depth Hermeneutics, with a view to the interpretation of the symbolic structure of our study. As a result of this research we verify a process of saturation of identity and symbolic patterns originated in Modernity, and the evolution of new dynamics in mediatic and communication narratives.
Keywords: imaginário; estudos culturais; ecofeminismo; mulher; malévola
imaginary; cultural studies; ecofeminism; woman; maleficent
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
???metadata.dc.publisher.program???: Comunicacao Social
Citation: MACHADO, Patricia Santos. A MULHER ALÉM DO BEM E DO MAL: Malévola e a representação cinematográfica do feminino integrado. 2016. [149]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1548
Issue Date: 28-Apr-2016
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Santos Machado.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO1.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.