???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1527
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CONTEXTUALIZAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO SALESIANA A PARTIR DO DOCUMENTO DAS LINHAS ORIENTADORAS DA MISSÃO EDUCATIVA DO INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA
Other Titles: Contextualization and the prospects of the education from the guidlines of the educational mission of the Institute of Daughters of Mery help of Christians
???metadata.dc.creator???: SOARES, SILVANA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fischmann , Roseli
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lauand , Luiz Jean
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Romulo Pereira do
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação teve como objetivos contextualizar e analisar as perspectivas da educação salesiana a partir do documento das Linhas Orientadoras da Missão Educativa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, tendo em vista aprofundar o contexto histórico e sociocultural da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e do desenvolvimento da missão educativa salesiana, com a finalidade de atuar no campo da educação, indicar os fundamentos interdisciplinares que compreendem os fundamentos teóricos para a prática educativa em relação aos aspectos sociológicos, antropológicos, teológicos e pedagógicos, além de algumas experiências práticas da educação salesiana. A pesquisa considera a contextualização da sua prática educativa a partir de diversas contribuições teóricas realizadas em torno da história do Instituto e dos conhecimentos interdisciplinares que integram seus propósitos e seus projetos educativos. Com a perspectiva de analisar as orientações e conteúdos do documento é utilizada a técnica da análise documental que permite interpretar o seu significado, analisar e indicar algumas perspectivas de educação salesiana presentes no documento e que envolvem os seus princípios, propósitos e as suas ações em relação à educação. Por meio da observação participante alguns aspectos práticos das perspectivas da educação salesiana foram demonstrados. Portanto, a investigação permite o mapeamento das perspectivas fundamentais da educação salesiana a partir das Linhas Orientadoras e a possibilidade de aprofundar a significatividade das perspectivas de referência para a prática educativa conforme são indicadas no documento: as dimensões cultural, evangelizadora, social e comunicativa da educação, que são os elementos e princípios fundamentais do Sistema Educativo Salesiano. A concepção de educação salesiana que se constrói a partir de uma visão interdisciplinar, complexa e dimensional, com uma perspectiva de uma estratégia projetual. Os seus princípios integram alguns valores que são considerados como fundamentais para a realização de uma educação integral: a comunidade educativa, o trabalho educativo realizado em equipe, a espiritualidade juvenil, a preventividade e a pedagogia do ambiente. Sobretudo, os núcleos centrais indicados pelo documento orientam as comunidades para a realização de um pensamento projetual, considerando as diversas dimensões da educação, com uma especial abertura para uma contínua projeção das suas intenções e da sua prática educativa. Enfim, encontramos algumas contribuições para a educação a partir do pensamento pedagógico e prático da educação salesiana, especialmente em relação à proposta de pensar a educação de forma complexa e multidimensional.
Abstract: This work aimed to contextualize and analyze the prospects of Salesian education from the document Lines Guiding the educational mission of the Institute of the FMA in order to deepen the historical and socio-cultural context of the foundation of the Institute of the FMA and development of the Salesian educational mission, in order to act in the field of education, indicate the interdisciplinary fundamentals, including the theoretical foundations for the educational practice with the sociological aspects, anthropological, theological and educational, as well as some practical experiences of education Salesian. The research considers the context of its educational practices from various theoretical contributions made about the history of the Institute and interdisciplinary skills that integrate its purpose and its educational projects. With a view to considering the document guidelines and content is used documentary analysis technique to interpret its meaning, analyze and indicate some prospects for Salesian education present in the document and involving its principles, aims and their actions regarding the education. Through participant observation some practical aspects of the prospects of Salesian education were demonstrated. Therefore, the research allows the mapping of key prospects salesina education from the Guidelines and the possibility of deepening the significance of the reference outlook for the educational practice as are indicated in the document: the cultural, evangelising, social and communicative dimensions of education which are the key elements and principles of the Education System Salesian. The design of Salesian education that is built upon an interdisciplinary, complex and dimensional vision, with a perspective of a projectual strategy. Its principles are part of some values that are considered fundamental for the realization of a comprehensive education: the educational community, the educational work in teams, youth spirituality, preventividade and environmental pedagogy. Above all, the central points indicated by the document guide communities to the realization of a projectual thought, considering the various dimensions of education, with a special opening for continuous projection of their intentions and their educational practice. Finally, we find some contributions to education from the pedagogical and practical thinking of Salesian education, especially in relation to the proposal of thinking about education complex and multidimensional way.
Keywords: Educação; Salesianidade; Sistema Educativo Salesiano; Projeto Educativo
Education; Salesian; Educational Salesian System; Educational Project
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
???metadata.dc.publisher.program???: Comunicacao Social
Citation: SOARES, SILVANA. CONTEXTUALIZAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO SALESIANA A PARTIR DO DOCUMENTO DAS LINHAS ORIENTADORAS DA MISSÃO EDUCATIVA DO INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA. 2015. [130f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1527
Issue Date: 28-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana Soares.pdfBIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - TEXTO COMPLETO886.34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.