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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL, A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO E A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
Other Titles: Knowledge management: an study about the transformational leadersip the knowledge conversion and organizational effectiveness
???metadata.dc.creator???: FOGANHOLO, Andre Luiz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kunyoshi, Marcio Shioti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Luciano Venelli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Prearo, Leandro Campi
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre a Liderança Transformacional, a Conversão do Conhecimento e a Eficácia Organizacional. Foram considerados como pressupostos teóricos conceitos consolidados sobre os temas desta relação, além de recentes pesquisas já realizadas em outros países e contextos organizacionais. Com base nisto identificou-se potencial estudo de um modelo que relacionasse estes três conceitos. Para tal considera-se que as organizações que buscam atingir Vantagem Competitiva e incorporam a Knowledge-Based View possam conquistar diferenciação frente a seus concorrentes. Nesse contexto o conhecimento ganha maior destaque e papel protagonista nestas organizações. Dessa forma criar conhecimento através de seus colaboradores, passa a ser um dos desafios dessas organizações ao passo que sugere melhoria de seus indicadores Econômicos, Sociais, Sistêmicos e Políticos, o que se define por Eficácia Organizacional. Portanto os modos de conversão do conhecimento nas organizações, demonstram relevância, uma vez que se cria e se converte conhecimentos através da interação entre o conhecimento existente de seus colaboradores. Essa conversão do conhecimento ou modelo SECI possui quatro modos que são a Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. Nessa perspectiva a liderança nas organizações apresenta-se como um elemento capaz de influenciar seus colaboradores, propiciando maior dinâmica ao modelo SECI de conversão do conhecimento. Se identifica então na liderança do tipo Transformacional, características que possam influenciar colaboradores e entende-se que esta relação entre a Liderança Transformacional e a Conversão do Conhecimento possa ter influência positiva nos indicadores da Eficácia Organizacional. Dessa forma esta pesquisa buscou analisar um modelo que explorasse essa relação entre a liderança do tipo Transformacional, a Conversão do Conhecimento (SECI) e a Eficácia Organizacional. Esta pesquisa teve o caráter quantitativo com coleta de dados através do método survey, obtendo um total de 230 respondentes válidos de diferentes organizações. O instrumento de coleta de dados foi composto por afirmativas relativas ao modelo de relação pesquisado com um total de 44 itens. O perfil de respondentes concentrou-se entre 30 e 39 anos de idade, com a predominância de organizações privadas e de departamentos de TI/Telecom, Docência e Recursos Humanos respectivamente. O tratamento dos dados foi através da Análise Fatorial Exploratória e Modelagem de Equações Estruturais via Partial Least Square Path Modeling (PLS-PM). Como resultado da análise desta pesquisa, as hipóteses puderam ser confirmadas, concluindo que a Liderança Transformacional apresenta influência positiva nos modos de Conversão do Conhecimento e que; a Conversão do Conhecimento influencia positivamente na Eficácia Organizacional. Ainda, concluiu-se que a percepção entre os respondentes não apresenta resultado diferente sobre o modelo desta pesquisa entre quem possui ou não função de liderança.
Abstract: This study aimed to analyze the relationship between Transformational Leadership, Knowledge Conversion and Organizational Effectiveness. There were considered theoretical assumptions concepts consolidated on the themes of this relationship, and recent research already carried out in other countries and organizational contexts. Based on this, it was identified potential exploratory study of a model that relates these three concepts. To this end, it is considered that organizations looking to achieve competitive advantage and incorporate the Knowledge-Based View, can achieve differentiation against its competitors. In this context, knowledge becomes more important and gains a leading role in these organizations. Thus creating knowledge through its employees happens to be one of the challenges on these organizations while suggesting improvement of its indicators on Economic, Social, Systemic and Political, which is defined by Organizational Effectiveness. Therefore, the conversion modes of knowledge in organizations, demonstrate relevance as it is created and transformed knowledge through interaction between existing knowledge of its employees. This conversion of knowledge or SECI model has four modes that are socialization, externalization, combination and internalization. From this perspective, leadership in organizations are presented as an element able to influence its employees through its style and thereby providing greater dynamic to the SECI model of knowledge conversion. It is identified then, in the leadership of transformational type, characteristics that may influence employees and therefore, it is understood that this relationship between Transformational Leadership and Knowledge conversion may have a positive influence on indicators of Organizational Effectiveness. Thus, this study sought to analyze a model to explore the relationship between the leadership of transformational type, Knowledge Translation (SECI) and the Organizational Effectiveness. This research was a quantitative approach to data collection through survey method, obtaining a total of 230 valid respondents from different organizations. The data collection instrument consisted of statements regarding the relationship model researched in a total of 44 items. The profile of respondents was concentrated between 30 and 39 years old, with a predominance of private organizations and IT departments / Telecom, Teaching and Human Resources respectively. Data analysis was by Exploratory Factor Analysis and Structural Equation Modeling via Partial Least Square Path Modeling (PLS-PM). As a result of this research analysis, hypotheses could be confirmed, concluding that the Transformational Leadership has positive influence on Knowledge conversion modes and; the Knowledge Conversion positively influences the Organizational Effectiveness. Still, it was concluded that the perception among respondents has no different result on the model of this research between those who own or no leadership role.
Keywords: transformacional; conhecimento; eficácia; líder
transformational; knowledge; effectiveness; leadership
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
???metadata.dc.publisher.program???: Administracao
Citation: FOGANHOLO, Andre Luiz. GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL, A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO E A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL. 2015. [138f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1478
Issue Date: 8-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Administração

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