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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Other Titles: The importance of ICTs and education as dialogical communication process in higer education: a study by State University of Mato Grosso do Sul
???metadata.dc.creator???: REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Josgrilberg, Fabio Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves , Elizabeth Moraes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bahia , Norines Panicacci
???metadata.dc.contributor.referee3???: Citelli , Adilson
???metadata.dc.contributor.referee4???: Goulart, Elias
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese teve por objetivo saber como o corpo docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) percebe, entende e reage ante a incorporação e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de graduação dessa Instituição, considerando os novos processos comunicacionais dialógicos que elas podem proporcionar na sociedade atual. Metodologicamente, a tese é composta por pesquisa bibliográfica, buscando fundamentar as áreas da Educação e Comunicação, assim como a Educomunicação; pesquisa documental para contextualização do lócus da pesquisa e de uma pesquisa exploratória a partir da aplicação de um questionário online a 165 docentes da UEMS, que responderam voluntariamente. Verificou-se que os professores utilizam as TICs cotidianamente nas atividades pessoais e, em menor escala, nos ambientes profissionais. Os desafios estão em se formar melhor esse docente e oferecer capacitação continuada para que utilizem de forma mais eficaz as TICs nas salas de aula. Destaca-se ainda que os avanços em tecnologia e os novos ecossistemas comunicacionais construíram novas e outras realidades, tornando a aprendizagem um fator não linear, exigindo-se revisão nos projetos pedagógicos na educação superior para que estes viabilizem diálogos propositivos entre a comunicação e a educação. A infraestrutura institucional para as TICs é outro entrave apontado, tanto na aquisição como na manutenção desses aparatos tecnológicos pela Universidade. Ao final, propõe-se realizar estudos e pesquisas que possam discutir alterações nos regimes contratuais de trabalho dos docentes, uma vez que, para atuar com as TICs de maneira apropriada, exige-se mais tempo e dedicação do docente.
Abstract: This thesis has aimed at finding out how the faculty of the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) realizes, understands and reacts to the incorporation and to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in undergraduate courses of the Institution, considering the new dialogical communication processes that the ICTs may provide in today's society. Methodologically, the thesis consists of bibliographic research, seeking to support the areas of education and communication, as well as Educommunication; documentary research to contextualize the research locus and exploratory research from the application of an online questionnaire to 165 professors of UEMS, who answered it voluntarily. It was found that professors use ICTs in their daily personal activities and, to a lesser extent, in professional environments. The challenges are to better form those professors and to provide them with continuous training so that they can use the ICTs in classrooms more effectively. It is also noted that advances in technology and new communicational ecosystems built new and other realities, making learning a nonlinear factor, demanding revision in educational projects in higher education so that they enable purposeful dialogues between communication and education. The institutional infrastructure regarding the ICTs is another obstacle pointed out, both in the acquisition and in the maintenance of those technological devices made by the University. In the end, it is proposed to carry out studies and research to discuss changes in the faculty’s employment contract arrangements, since working with ICTs properly requires more time and teaching dedication.
Keywords: Educomunicação; Tecnologias da Informação e comunicação; Processo comunicacional dialógico; Ensino Superior; UEMS  
Educommunication; Information and communication technologies; Dialogical communication process; Higher education; UEMS
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Metodista de Sao Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: IMS
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
???metadata.dc.publisher.program???: Comunicacao Social
Citation: REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI. A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2016. [161f]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1465
Issue Date: 9-May-2016
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Comunicação Social

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