???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1192
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GT 23: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO DA ANPED
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Andreia Fernandes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fischmann, Roseli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Palma Filho, João Cardoso
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, que teve como objetivo principal mapear a produção do GT 23 Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED, Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Educação, no período de 2004 a 2009. O GT 23 iniciou suas atividades em 2004, ainda como grupo de estudo. Sua produção apresentada nas reuniões anuais consta de trabalhos apresentados, pôsteres, mini-cursos e trabalhos encomendados. Na perspectiva qualitativa, foram analisados apenas os trabalhos apresentados, que compõem uma amostra de 77 trabalhos. Esta análise deseja perceber as temáticas tratadas nos trabalhos, identificar os/as agentes que produzem nesse domínio e as instituições a que estão vinculados/as, e ainda enxergar o quanto e como a temática das políticas públicas em educação para a promoção da igualdade de gênero é abordada nesse conjunto de trabalhos. A análise dos dados permitiu reconhecer que embora as questões de gênero e suas interseções com educação e sexualidade sejam ainda alvo do interesse de pesquisadoras, no universo do GT 23 é crescente o número de pesquisadores que se dispõem a tratar o tema, embora estes estejam mais concentrados na intersecção sexualidade e educação. Além disso, constatou-se que a temática das políticas públicas em educação no que diz respeito à promoção da igualdade de gênero é pouco pesquisada, sendo maior o interesse pelas políticas públicas que dizem respeito à sexualidade e educação.
Abstract: El presente trabajo es el resultado de la investigación de aspecto cuantitativo y cualitativo, que tiene por objetivo asignar la producción principal del GT 23 Género, Sexualidad y Educación de la ANPED, Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Educación en el período 2004 a 2009. El GT 23 se inició en 2004 como uno grupo de estudio. Su producción presentada en las reuniones anuales se compone de los trabajos presentados, pósters, cursos cortos y documentos solicitados. En términos cualitativos, sólo se analizaron los trabajos presentados, que abarca una muestra de 77 trabajos. Los objetivos de este análisis es percibir las cuestiones abordadas en los trabajos, identificar los/las agentes que producen en este ámbito y a que instituciones que están vinculados / as, nos interesa también ver cuánto y cómo el tema de las políticas públicas en materia de educación para promoción de la igualdad de género se aborda en estas obras. El análisis de los datos reveló que, aunque las cuestiones de género y su intersección con educación y sexualidad están siendo objeto de interés para las investigadoras, en el espacio del GT 23 es creciente el número de investigadores que están dispuestos a abordar la cuestión, pero estés autores concentran su producción en la intersección de la educación y la sexualidad. Por otra parte, se constató que el tema de las políticas públicas en educación en relación a la promoción de la igualdad de género es poco estudiado, con un interés má amplio en las políticas públicas que se relacionan con la educación sexual.
Keywords: Gênero (educação)
Sexualidade (educação)
ANPEd
Políticas Públicas
Género
sexualidad
educación
política pública
ANPED
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: OLIVEIRA, Andreia Fernandes. GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GT 23: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO DA ANPED. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1192
Issue Date: 30-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Fernandes pag 1 - 35.pdf267.32 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.