???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1188
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title:  LASTRO OU PESO-MORTO? UM ESTUDO SOBRE ARTE-EDUCADORES E A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EM SUAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS
???metadata.dc.creator???: Demazo, Marcio José
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos Neto, Elydio dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Demartini, Zeila de Brito Fabri
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rusche, Robson Jesus
???metadata.dc.description.resumo???: A frase de uma educadora: maestro a música mudou a vida desse menino foi o elemento que instigou o desenvolvimento da presente pesquisa. Os questionamentos que se seguem a partir dessa constatação abordaram os aspectos inerentes ao ensino da arte nas escolas brasileiras, angariados a partir de dados oficiais que apresentam um reduzido número de arte-educadores frente a legislação pertinente à obrigatoriedade do ensino da música em toda a educação básica a partir de 2011 através da Lei 11.769/08. A pesquisa se desenvolveu diante da suspeita que o ensino da arte nas escolas brasileiras tem se mostrado insuficiente no que diz respeito a promoção do educando em relação ao fazer artístico, culminando com o baixo interesse pela disciplina artes, refletindo posteriormente na formação de um número reduzido de arte-educadores que provavelmente tiveram sua iniciação artística fora do ambiente escolar. Sendo assim interessou a esta pesquisa aferir a relevância da disciplina artes ou educação artística na trajetória formativa dos arte-educadores em música. A pesquisa utilizou como referencial teórico os dados expostos em Barbosa (2008) e Snyders (2008) visando compreender as concepções inerentes ao ensino da arte, da música, e o processo histórico da linguagem artística no Brasil. Visando angariar elementos para a pesquisa foram desenvolvidas entrevistas com arte-educadores, tendo como referência teórica Nóvoa e Finger (2010) além de Bosi (1987). O capítulo I apresenta considerações sobre o fazer artístico, e o desenvolvimento histórico do ensino da arte no Brasil. O capítulo II trata de experiências práticas relacionadas à educação estética. O capítulo III explicita a fundamentação teórica sobre a metodologia utilizada. O capítulo IV apresenta as histórias de vida de três arte-educadores em música, enquanto o capítulo V expõe as devidas conclusões fundamentadas nas entrevistas com os arte-educadores.
Abstract: The sentence of an educator: "conductor, music has changed the life of this boy" was the element that prompted the development of this research. The questions that were raised upon this consideration contemplate aspects related to art education in Brazilian schools, collected from official data showing a reduced number of art educators face the law concerning mandatory teaching of music in all basic education since 2011 by the Law 11.769/08. The research was developed on the suspicion that teaching art in Brazilian schools has proved insufficient regarding the promotion of the student in relation to art making, culminating in low interest in the arts discipline, reflecting later on the formation of a small number of art educators who probably had its beginning of art education progress outside school. The purpose of this research is to assess the relevance of the arts discipline or arts education in the trajectory of the educational process of art educators in music. This research looks at the work of Barbosa (2008) and Snyders (2008) in order to understand the concepts inherent in the teaching of art, music, and the historical process of artistic language in Brazil. Aiming to raise items for the research were carried out interviews with art educators, with reference theoretical at Nóvoa and Finger (2010) also Bosi (1987). Chapter I presents considerations on the artistic and historical development of art education in Brazil. Chapter II deals with practical experiences related to aesthetic education. Chapter III explains the theoretical background on the methodology used. Chapter IV presents the life stories of three art teachers in music, while Chapter V presents the appropriate conclusions based on interviews with art educators.
Keywords: formação de arte-educadores
trajetórias formativas
educação musical
educação estética.
training of art teachers
training trajectories
music education
arts education.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: DEMAZO, Marcio José. LASTRO OU PESO-MORTO? UM ESTUDO SOBRE ARTE-EDUCADORES E A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EM SUAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1188
Issue Date: 14-Apr-2011
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Jose Demazo.pdf772.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.