???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSanto, Ieda Medeiros Cordeiro Espíritopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158406707840573por
dc.contributor.advisor1Bahia, Norines Panicaccipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881924827893022por
dc.contributor.referee1Demartini, Zeila de Brito Fabript_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059807589945744por
dc.contributor.referee2Rosalen, Marilena Aparecida de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:23Z-
dc.date.available2011-05-17pt_BR
dc.date.issued2011-04-06pt_BR
dc.identifier.citationSANTO, Ieda Medeiros Cordeiro Espírito. Vínculos afetivos na Educação a Distância: possibilidades e impossibilidades. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1186-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou como estão sendo estabelecidos os vínculos afetivos nas relações de ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância. O trabalho foi desenvolvido dentro da perspectiva sócio-histórico-cultural que considera as emoções como constitutivas do pensamento, participantes do processo de significação e produção de sentidos. Durante a realização da pesquisa procuramos compreender a trajetória da EAD no Brasil, bem como verificar como está essa modalidade educativa hoje. Buscamos, ainda, explicitar as implicações da afetividade sobre o processo de ensino-aprendizagem, investigando manifestações de afetividade na modalidade de educação a distância. Para isso, nos baseamos em alguns autores, em especial, na teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento humano. Para alcançar os objetivos deste trabalho fizemos uma retomada do processo histórico da EAD no Brasil, refletindo sobre a formação dos educadores e como essa modalidade tem sido desenvolvida no nosso país. Em um segundo momento, aprofundamos a discussão sobre afetividade e a criação de vínculos na EAD. Após essas etapas, partimos para a pesquisa de campo que consistiu em investigar 10 (dez) sujeitos envolvidos na modalidade: 2 (dois) professores temáticos, 2 (dois) professores-tutores e 6 (seis) alunos que estudam na modalidade de três instituições diferentes, sendo uma pública e duas privadas. Utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários e roteiros semi-estruturados de entrevistas para aprofundar algumas questões. As análises demonstram que os vínculos afetivos entre professor-aluno são primordiais para a aprendizagem, definindo-se como condição imprescindível para o desenvolvimento cognitivo dentro do espaço escolar e na sociedade, e estes são estabelecidos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância, sendo fundamentais para que ocorra uma aprendizagem significativa.por
dc.description.abstractThis research examined how the links are being established affective relationships in the teaching-learning mode of distance education. The work was developed within the socio-cultural-historical view that the emotions as constitutive of thought, participants in the process of signification and meaning production. During the research seek to understand the trajectory of distance learning in Brazil and see how this type of education is today. We seek to further clarify the implications of emotion on the process of teaching and learning, investigating demonstrations of affection in the form of distance education. For this, we rely on some authors, especially in the theory of Henri Wallon on human development. To achieve the objectives of this work made a resumption of the historical process of distance learning in Brazil, reflecting on the training of educators and how this modality has been developed in our country. In a second step, we deepen the discussion of emotion and the creation of links in the EAD. After these steps, we left for the field research that was to investigate 10 (ten) persons involved in the sport: 2 (two) themed teachers, two (2) tutors and 6 (six) students studying in the form of three institutions different, one public and two private. We used as instruments of research questionnaires and semistructured interviews to examine some issues. Analyses show that the bond between teacher and student are essential for learning, defining itself as an indispensable condition for cognitive development within the school environment and society, and these are set in both the presence and type in the distance, and fundamental to a meaningful learning to occur.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ieda Medeiros 1 parte.pdf: 206658 bytes, checksum: 646bdcc319bd7258ee98f0e135406078 (MD5) Previous issue date: 2011-04-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2818/Ieda%20Medeiros%201%20parte.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvínculos afetivos em EADpor
dc.subjectafetividadepor
dc.subjectcognição e interação.por
dc.subjectaffective ties in distance educationeng
dc.subjectaffectivityeng
dc.subjectcognition and interaction.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleVínculos afetivos na Educação a Distância: possibilidades e impossibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ieda Medeiros 1 parte.pdf201.81 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.