???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1180
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS DE SÃO PAULO: IMPLEMENTAÇÃO E CONTINUIDADE NUMA NOVA GESTÃO POLÍTICA
???metadata.dc.creator???: Cangussú, Lilian Cristina Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos Neto, Elydio dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mafra, Jason
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo verificar se a política educacional do CEU: Centro Educacional Unificado criado e implementado no governo Municipal de Marta Suplicy também apresentado como uma proposta contra-hegemônica de escola inclusiva e cidadã, ainda existe nesta atual administração. Apresenta e identifica os princípios do projeto CEU, bem como suas principais diferenças dentro de duas perspectivas políticas: uma progressista e outra mais conservadora. Com a transição da administração publica através da posse do prefeito eleito José Serra e continuada com o exercício do vice-prefeito Gilberto Kassab, os CEUs ficam sujeitos às mudanças técnico- administrativas e políticas, tornando necessária a análise da continuidade e da auto sustentabilidade destes complexos educacionais face ao alto investimento dos recursos públicos demandados em sua implementação. Apresenta-se um estudo bibliográfico sobre a política neoliberal em educação e também aos documentos oficiais da Rede Municipal de São Paulo. Por meio da pesquisa empírica com protagonista do projeto foram observadas as principais diferenças objetivando a análise do processo instituinte.
Abstract: This study it has as objective to verify if the educational politics of the CEU: Unified bred and implemented Educational center in the Municipal government of Marta Suplicy also presented as a proposal against-hegemonic of inclusive school and citizen, still exists in this current administration. It presents and it identifies to the principles of the project CEU, as well as its main differences inside of two perspectives politics: a progressive and another more conservative. With the transition of the administration he publishes through the ownership of elect mayor Jose continued Mountain range and with the exercise of vice-mayor Gilberto Kassab, the CEUs are citizens to the administrative changes technician and politics, becoming necessary the analysis of the continuity and the auto support of these educational complexes face the high investment of the demanded public resources in its implementation. A bibliographical study is also presented on the neoliberal politics in education and to official documents of the Municipal Net of São Paulo. Through the empirical research with protagonist of the project the main differences will be observed objectifying the analysis of the instituinte process.
Keywords: CEU
contra-hegemonia
escola cidadã
políticas públicas
currículo e gestão educacional.
CEU
against-hegemonic
school citizen.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: CANGUSSÚ, Lilian Cristina Pereira. CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS DE SÃO PAULO: IMPLEMENTAÇÃO E CONTINUIDADE NUMA NOVA GESTÃO POLÍTICA. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1180
Issue Date: 15-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian Cangussu.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.