???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1177
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A OCUPAÇÃO RACIONAL DA ARTE NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DESDE A PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE
???metadata.dc.creator???: Rosa, Maisi Matilde Garcia Sathler 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Danilo Di Manno de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos Neto, Elydio dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bragotto, Denise
???metadata.dc.description.resumo???: A arte e a atividade criativa são alguns dos ingredientes essenciais para o crescimento individual, social e cultural do ser humano e, em consequência, da humanidade. Contudo, desde o século XVI vivemos fortemente influenciados pelos parâmetros da racionalidade cognitivo-instrumental. Particularmente na cultura ocidental tem sido predominante a supervalorização da objetividade, da racionalidade e das ciências duras em detrimento da criação artística. Esta pesquisa examina a ocupação racional da arte e sua influência na limitação da criatividade no ambiente escolar. Assim, analisa as diversas concepções de criatividade, à luz da evolução histórica e as influências herdadas do contexto sóciocultural. Considera ainda o conceito de Arte/Educação em sua relação com as condições históricas da inserção da educação formal no Brasil. Finalmente, esta dissertação identifica as marcas da racionalidade em processos educacionais correntes no Brasil, tendo como referência teorias contemporâneas. As conclusões deste trabalho poderão servir como base para fornecer subsídios à reflexão sobre a necessidade de renovação dos olhares sobre a criatividade, como instrumento de formação intelectual, no ensino de artes no contexto escolar.
Abstract: Arts and creativity are essential elements for individual, social, cultural growth as well as for the development of society. However, since the sixteenth century we live strongly influenced by the parameters of cognitive instrumental rationality. particularly in western culture has been dominates the overvaluation of objectivity, rationality and the hard sciences to the detriment of artistic creation. This research examines the rational of art and its influence on limiting the creativity in the school environment. Thus, analyzing the different conceptions of creativity, in the light of historical evolution and the influences of inherited socio-cultural context. Also considers the concept of art/ education in its relation to the historical conditions of insertion of formal education in Brazil. Finally, this paper identifies the hallmarks of rationality in current educational processes in Brazil, with reference to contemporary theories. The conclusion of this study may serve as a basis for providing subsidies to reflect on the need for renewal of views on creativity as an instrument of intellectual education, the teaching of arts in the school context.
Keywords: Arte
Arte/Educação
Criatividade
Educação
Racionalismo
Influências socioculturais
contexto escolar.
Art
Art/Education
Creativity
Education
Rationalism
Socio-cultural influences
Educational background.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: ROSA, Maisi Matilde Garcia Sathler. A OCUPAÇÃO RACIONAL DA ARTE NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DESDE A PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1177
Issue Date: 13-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maisi Matilde.pdf499.2 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.