???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1174
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: SOU CP NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E AGORA? UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES
???metadata.dc.creator???: Palliares, Neli Regina
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos Neto, Elydio dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fusari, José Cerchi
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca examinar as dificuldades que o coordenador pedagógico tem encontrado no processo de construção de sua identidade como formador de professores de Educação Infantil, tanto do ponto de vista individual, como institucional. O quadro teórico gira em torno da obra de Paulo Freire, para discutir a concepção de educação e formação de professores numa visão mais humanista, mais comprometida com o homem inserido num mundo moderno e em constante transformação e, portanto, inacabado; Madalena Freire possibilita desvelar os meandros da formação docente na Educação Infantil; José Cerchi Fusari contribui para a discussão da formação inicial e continuada, descrevendo e analisando as representações dos coordenadores pedagógicos; finalmente, Vera Maria Nigro de Souza Placco aborda a formação em serviço como um conjunto de relações interpessoais e o trabalho do coordenador pedagógico como possibilidade de aprendizagem do adulto professor. A pesquisa foi realizada com oito coordenadores pedagógicos de escolas públicas de Educação Infantil sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, todos efetivos e com permanência no cargo variando de um ano e sete meses a 23 anos. A metodologia utilizada foi a análise dos conteúdos coletados nas entrevistas, as quais foram gravadas em áudio e depois transcritas. As perguntas da pesquisa foram aprofundadas ao longo do desenvolvimento deste trabalho e, respeitando-se o quadro teórico, foi elaborado um roteiro temático com questões semiestruturadas. A conclusão da pesquisa aponta para o fato de que a identidade do coordenador pedagógico de Educação Infantil não é algo pronto, acabado. A identidade se faz no dia a dia, nas relações intra e interpessoais, no diálogo com o grupo, na construção de rotinas e na partilha das responsabilidades, bem como no trabalho integrado e articulado com a direção da escola.
Keywords: coordenador pedagógico
formação
educação infantil
relações interpessoais
pedagogic coordinator
instructing
elementary school
interpersonal relationships
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: PALLIARES, Neli Regina. SOU CP NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E AGORA? UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1174
Issue Date: 21-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NELI REGINA PALLIARES.pdf654.5 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.