???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1170
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PCN-ARTE E DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES POLIVALENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
???metadata.dc.creator???: Fonseca, Elisabete Bernardes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Leila
First advisor-co: Santos Neto, Elydio dos
???metadata.dc.description.resumo???: A fruição artística por meio da música é um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas distintas. A música pode enriquecer o trabalho pedagógico, facilitando a compreensão dos fatos históricos e atuando na formação de sujeitos críticos e conscientes, agentes de seu próprio conhecimento, em um plano que vai além do discurso verbal. A área de música tem uma função importante a cumprir. A música situa o fazer artístico do homem histórico brasileiro, que conhece suas características tanto particulares, tal como se mostram na criação de uma arte brasileira, quanto universais, tal como se revelam no ponto de encontro do fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar o presente explicável. Pode-se concluir da importância da música na prática escolar, que deve ter espaço garantido nas políticas educacionais. O objetivo desta pesquisa, nessa perspectiva, é verificar as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-Arte) fazem quanto ao estudo da música e em que medida tais recomendações se expressam na prática educacional de escolas de Ensino Fundamental. Para tanto, explora-se, como referencial teórico escolhido, os estudos de Montanari (1988) e Barbosa (1983). É uma pesquisa de natureza qualitativa e se desenvolve por meio de estudos bibliográficos relacionados à temática, incluindo o PCN-Arte, e também da coleta de dados entre professores polivalentes. Os dados obtidos são objeto de análise de conteúdo, de acordo com as orientações de Szymanski, Almeida & Prandini (2004), sendo que as categorias examinadas emergiram dos depoimentos dos entrevistados. O estudo enfatiza o quanto é preciso avançar nas políticas educacionais em nosso País.
Keywords: PCN-Arte
a música na escola
professores polivalentes
professores especialistas, formação continuada.
PCN-Arte
music in school
polyvalent teachers
specialized teachers
continued formation.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: FONSECA, Elisabete Bernardes. EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PCN-ARTE E DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES POLIVALENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1170
Issue Date: 31-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisabete Bernardes Fonseca.pdf215.31 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.