???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1169
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES
???metadata.dc.creator???: Castanha, Débora
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
First advisor-co: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macedo, Roberto Sidnei
???metadata.dc.contributor.referee2???: Demartini, Zeila de Brito Fabri
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo contribuir com a construção de um currículo para o ensino médio, elaborado com a participação dos professores, que tem como princípio a abordagem multirreferencial. Esta abordagem permite uma leitura plural para compreender os processos educacionais, ao mesmo tempo em que possibilita analisar os objetos e sujeitos da pesquisa a partir de diferentes olhares e perspectivas. A pesquisa foi realizada em um desenho diferenciado, já que a autora atua, contemporaneamente, como pesquisadora e, com sua equipe de trabalho, como sujeito pesquisado. A autora optou pela metodologia de historia de vida por considerar que as histórias de vida de educadores que cotidianamente vivenciam a atividade educativa se constituem em ricos e singulares processos. Nessas condições, a coleta de dados se deu por meio de relatos autobiográficos dos professores, os quais foram lidos, analisados e discutidos coletivamente pelos sujeitos pesquisados. As discussões e reflexões comprovaram a relevância de envolver, na formulação de um currículo, os sujeitos que constituem os processos educativos, ao mesmo tempo em que nestes se constituem. As contribuições desse processo podem ser sintetizadas nos seguintes eixos: reconhecimento do sujeito como autor de sua prática formativa; pluralidade como marca fundamental do currículo; o aspecto relacional como núcleo do currículo; a autorização na origem e na finalidade de um currículo de possibilidades emancipatórias; formação ética e estética como inspirações transversais; e possibilidades de cultura e trabalho como centralidade formativa.
Keywords: currículo
ensino médio
historia de vida
multirreferencialidade
curriculum
high school
life history
multi-referentiality
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: CASTANHA, Débora. CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1169
Issue Date: 22-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora Castanha.pdf736.09 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.