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dc.creatorDonda, Elaine Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266211447433150por
dc.contributor.advisor1Demartini, Zeila de Brito Fabript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059807589945744por
dc.contributor.referee1Munakata, Kazumipt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Douglas Nassifpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692036916956582por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:19Z-
dc.date.available2011-02-16pt_BR
dc.date.issued2010-04-09pt_BR
dc.identifier.citationDONDA, Elaine Martins. A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2010. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1168-
dc.description.resumoEssa pesquisa bibliográfica e empírica teve como objetivo analisar livros didáticos de História elaborados para 6ªs séries do ensino fundamental utilizados em uma escola estadual de nome fictício Monte Alto, situada no Extremo Leste de São Paulo e uma escola municipal de nome fictício Morro da Cruz localizada em um bairro da Zona Leste de São Paulo. Durante a construção desse trabalho, pretendeu-se fazer uma leitura de manuais escolares de História, objetivando compreender como a invasão holandesa é abordada nos materiais didáticos. Além dos materiais das escolas estadual e municipal, foram analisados três compêndios do século XIX cujos autores são José Inácio de Abreu e Lima, Francisco Adolfo de Varnhagen e Joaquim Manoel de Macedo, também materiais didáticos de dois autores do século XX, Joaquim Silva e Sérgio Buarque de Holanda. Buscou-se, ainda, evidenciar qual trajetória o livro didático percorre da produção editorial até a distribuição aos destinatários finais, alunos e professores, a partir das contribuições de Circe Bittencourt, Kazumi Munakata e outros referenciais teóricos. Em suma, esse trabalho tencionou responder como os textos didáticos abordam a invasão holandesa e como esse tema é apropriado pelo alunado e docentes. Por meio de estudo de caso, foram analisadas as representações de dois grupos específicos alunos e professores da escola Monte Alto e da escola Morro da Cruz sobre a invasão holandesa, à luz das orientações teóricas de Roger Chartier.por
dc.description.abstractEsta investigación bibliográfica y empírica tuvo como objetivo analizar libros didácticos de Historia elaborados para los 6ºs años/grados de la enseñanza básica utilizados en una escuela estatal de nombre ficticio Monte Alto, situada en el Extremo Este de São Paulo, y una escuela municipal de nombre ficticio Morro da Cruz localizada en un barrio de la Zona Este de São Paulo. Durante la construcción de este trabajo, se pretendió hacer una lectura de manuales escolares de Historia, objetivando comprender de qué forma la invasión holandesa es abordada en los materiales didácticos. Además de los materiales de las escuelas estatal y municipal, fueron analizados tres compendios del siglo XIX cuyos autores son José Inácio de Abreu y Lima, Francisco Adolfo de Varnhagen y Joaquim Manoel de Macedo, también materiales didácticos de dos autores del siglo XX, Joaquim Silva y Sérgio Buarque de Holanda. Buscando, además, evidenciar qué trayectoria el libro didáctico recorre de la producción editorial hasta la distribución a los destinatarios finales, alumnos y profesores. Esta parte fue elaborada a partir de las contribuciones de Circe Bittencourt, Kazumi Munakata y otros referenciales teóricos. En suma, este trabajo procuró responder de qué manera los textos didácticos abordan la invasión holandesa y cómo ese tema es incorporado por el alumnado y docentes. Por medio de estudio de caso, fueron analizadas las representaciones sobre la invasión holandesa de dos grupos específicos alumnos y profesores de la escuela Monte Alto y de la escuela Morro da Cruz a la luz de las orientaciones teóricas de Roger Chartier.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine Martins Donda.pdf: 834030 bytes, checksum: b490cafa888908411e80ddbf53b51508 (MD5) Previous issue date: 2010-04-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2809/Elaine%20Martins%20Donda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectInvasão Holandesapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectApropriações.por
dc.subjectLibro didácticospa
dc.subjectHistoriaspa
dc.subjectInvasión Holandesaspa
dc.subjectDiscurso. Representacionesspa
dc.subjectApropiaciones.spa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.typeDissertaçãopor
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