???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5699886568548955por
dc.contributor.advisor1Almeida, Danilo Di Manno dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3222432876274239por
dc.contributor.referee1Severino, Francisca Eleodora Santospt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Maria Leilapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462136000577005por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:19Z-
dc.date.available2010-08-17pt_BR
dc.date.issued2010-04-05pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da. A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1166-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga o aprender a ler e a escrever do segmento idoso partindo do pressuposto de que a introdução no mundo da leitura e da escrita pode propiciar-lhe, mesmo que tardiamente, a inclusão social e uma transformação na sua vida pessoal. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre o analfabetismo no nosso país amparado em um referencial teórico específico, adotando a visão de homem como um ser inconcluso e em constante processo de construção que pode progredir social, histórica e temporalmente. Para dar concretude a esses objetivos a opção foi pela abordagem qualitativa. São sujeitos deste estudo, alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos de uma Organização Não Governamental (ONG) uma instituição religiosa e também alunos de instituições que atendem ao segmento idoso. Foram aplicados quarenta questionários, por meio dos quais foi possível inferir que esses alunos buscam resgatar a possibilidade de serem incluídos e aceitos socialmente, bem como convívio com os seus pares.por
dc.description.abstractThis research investigates the process of learning to read and write of the elderly segment. It presumes that the introduction in the world of the reading and the writing it can propitiate, even belatedly, the social inclusion and a transformation in personal life. In that sense, a study was accomplished on the analphabetism in our country acked into a theoretical framework, adopting the view of man as na unfinished and ongoing process of construction, process that can progress social, historical and temporality. To give concreteness the these objectives the option it was for the qualitative approach. They are subject of this study, enrolled students in the Education of Youths and Adults of an Organization No Government (ONG) - a religious institution - and also students of institutions that assist to the elderly segment. They were applied forty questionnaires, through which it was possible to infer that those students look for to rescue the possibility of they be included and accepted socially, as well as conviviality with their pairs.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da Costa.pdf: 926471 bytes, checksum: 0962882557482df51739fdd793152eb4 (MD5) Previous issue date: 2010-04-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2779/Carolina%20Elizabeth%20Lopes%20Lauria%20Rodrigues%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetizaçãopor
dc.subjectjovenspor
dc.subjectadultospor
dc.subjectidosospor
dc.subjectensino.por
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectyoutheng
dc.subjectadultseng
dc.subjectelderlyeng
dc.subjecteducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleA BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETOpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da Costa.pdf904.76 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.