???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1165
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: TRAJETÓRIA DE ALUNOS DO PROUNI NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
???metadata.dc.creator???: Silva Filho, Raimundo Nonato da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee1???: Severino, Francisca Eleodora Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos Neto, Elydio dos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou estudar o contexto da expansão e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, no período que coincide com a posse do primeiro Presidente eleito pelo voto direto, depois da Ditadura Militar, até 2007. Para isso analisamos, aos olhos de importantes autores brasileiros, a LBD, Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Financiamento Estudantil e o Programa Universidade para Todos. Especificamente, o estudo objetivou buscar respostas a duas questões: a distribuição de bolsas de estudo integral ou parcial tem garantido o acesso e permanência dos que adentram ao ensino superior por meio delas? Que estratégias os bolsistas desenvolvem para concluírem o curso? Para tanto, analisamos três narrativas autobiográficas de estudantes de um curso de pedagogia de uma universidade privada da Grande São Paulo. Os resultados indicaram que a distribuição de bolsas tem garantido o acesso e a permanência de estudantes, porém não dá conta de equacionar os problemas relacionados, especialmente, aos conteúdos curriculares não trabalhados anteriormente com as bolsistas, ao preconceito, à relação professor aluno e, sobretudo, ao desenvolvimento pleno dos princípios de cidadania legalmente adquiridos.
Abstract: This research searched to study the context of the expansion and democratization of access to higher education in Brazil, which coincides with the inauguration of the first President elected by direct vote, after the military dictatorship until 2007. We analyze this, in the eyes of important Brazilian authors, the LBD, Law of Directives and Bases, the National Education Plan, the National Examination of Secondary Education, the Student Finance and the University for All Program. Specifically, the study aimed to seek answers to two questions: the distribution of scholarships or partial access and has guaranteed the permanence of higher education that enter through them? That fellows develop strategies to complete the course? We analyze three autobiographical narratives of students in a pedagogy course at a private university in São Paulo. The results indicated that the distribution of grants has guaranteed access and retention of students, but did not realize solve problems related especially to the curriculum content not previously worked with the fellows, the prejudice, the relationship between teacher and student, especially the full development of the principles of citizenship legally acquired.
Keywords: PROUNI
Histórias de Vida
Catracas visíveis e invisíveis
Bolsa de Estudo
Ensino Superior
Sociedade.
EDUCAÇÃO
PROUNI
Life Stories
Turnstile visible and invisible
Scholarship
Higher education
Society.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: SILVA FILHO, Raimundo Nonato da. TRAJETÓRIA DE ALUNOS DO PROUNI NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1165
Issue Date: 6-Apr-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raimundo Nonato.pdf777.02 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.