???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1155
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INCLUSÃO: O que a escola tem a aprender com a família?
???metadata.dc.creator???: Silva, Vera Luci Machado Prates da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
???metadata.dc.description.resumo???: O tema inclusão escolar está em pauta nas discussões na atualidade, em especial no meio educacional. Convivendo com familiares de pessoas com deficiência, este assunto é recorrente, sempre cercado de desconfiança e insegurança. Neste trabalho proponho-me a discutir o tema na perspectiva da família. Como tenho minha vida marcada por esta realidade, busquei o referencial teórico da Bricolagem e História de Vida que possibilitam uma aproximação do pesquisador com o objeto da pesquisa, para a feitura do trabalho. No primeiro capítulo, procuro fazer uma reflexão sobre este referencial e a instituição da pesquisadora. No segundo capítulo, a partir de minha história de vida, considerando os temas família, deficiência e inclusão como imbricados nesta discussão, apresento: a família a partir de uma leitura de gênero e sua implicação quando da presença de um filho/filha com deficiência; algumas considerações sobre a deficiência e as pessoas acometidas por elas e ainda uma reflexão sobre a inclusão. No terceiro, procuro explicitar o que os familiares do Projeto Vida, desenvolvido na Universidade Metodista de são Paulo, pensam sobre a inclusão escolar, seus benefícios e preocupações e ainda considerações sobre os resultados da pesquisa. Concluo fazendo considerações sobre o procedimento metodológico e salientando alguns aspectos considerados relevantes na pesquisa.(AU)
Abstract: The theme of school inclusion is at stake in current debates on the educational field. From living with relatives of people with disabilities, it is possible to notice that this issue is recurring, always surrounded by suspicious and insecurity. This work aims at discussing the subject through the perspective of the family. As my own life is marked by this reality, I based the research on the theoretical on Bricolage and Life History that make it possible for an approach between the researcher and the object of the research. The first chapter searches to a reflection on this theoretical and the researcher s institution. From my own life history, considering the themes on family, disability and inclusion as part of the debate, the second chapter presents: (1) family from a gender perspective, and its implication in the existence of a child with disabilities; (2) some considerations on disabilities and people suffering from it; (3) a reflection on inclusion. The third chapter is an attempt to explain what families participating in the Projeto Vida [Project Life], developed in the Methodist University of São Paulo, think about school inclusion, its benefits and concerns and also considerations on the methodological procedure, with highlights of some relevant aspects of the research.(AU)
Keywords: Inclusão
Família
Deficiência
História de Vida
Inclusion
Family
Disability
Life History
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: SILVA, Vera Luci Machado Prates da. INCLUSÃO: O que a escola tem a aprender com a família?. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1155
Issue Date: 9-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERT-1_Bloco.pdf52.28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.