???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1152
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVO: DIFÍCIL APRENDIZAGEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVO: DIFÍCIL APRENDIZAGEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA
???metadata.dc.creator???: Camacho, Martha Janete Vita 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fischmann, Roseli
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, está direcionada à análise das políticas educacionais ligadas à democratização da gestão escolar e demais processos escolares ligados à avaliação. Nesse contexto, é evidenciado o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que favorecem a participação de pais e alunos, tornando-se fator determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: (1) análise da documentação escolar; (2) estudo de caso em duas instituições escolares da Rede Pública de São Paulo e (3) entrevistas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de parâmetros para saber como estão realizadas as reuniões de Conselho de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram voltados para verificar como vem sendo estruturada a participação da comunidade na construção da gestão democrática da escola, principalmente nas práticas do Conselho de Classe e Série.(AU)
Abstract: This dissertation results from a qualitative research, referred the educational policies aiming democratic practices within public schools. The focus of this study concerns to the Class Council, once it has been consolidated as an important issue, a key success factor of the democratization of school management and the teaching-learning process, improving the quality and giving the opportunity to parents and students to participate in the school processes. That research had three axis: (1) data and analysis of school documentation; (2) observation in two public schools of Sao Paulo and (3) interviews with parents, students, teachers and educational administrators. Each moment of this research could bring out a reflection concerned to the Class Council practices, from which could be proposed some considerations. The main objectives were to demonstrate how the participation process has been occurred even by discernments and errors during the school construction in a democratically process, mainly on Class Councils practice.(AU)
Keywords: participação
gestão democrática
Conselho de Classe e Série
ensino-aprendizagem
avaliação
recuperação
Participation
Democratic Management
Class Councils
Teaching-Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: CAMACHO, Martha Janete Vita. CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVO: DIFÍCIL APRENDIZAGEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1152
Issue Date: 31-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Martha Janete.pdf527.4 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.