???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPasqualini, Adriana Regina Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911239615057205por
dc.contributor.advisor1Bahia, Norines Panicaccipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881924827893022por
dc.contributor.referee1Gilberto, Irene Jeanete Lemospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.contributor.referee2Duran, Marilia Claret Geraespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173949843431504por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:15Z-
dc.date.available2010-05-31pt_BR
dc.date.issued2010-03-22pt_BR
dc.identifier.citationPASQUALINI, Adriana Regina Borges. PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1151-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo investigar quais as representações sociais que os tutores têm, sobre a própria atuação na educação a distância, em cursos de Licenciatura. Com o propósito de analisar se o tutor se reconhece como docente e participante no processo de formação do aluno o estudo de campo teve como sujeitos tutores com formação acadêmica em licenciaturas e que atuam em cursos do mesmo nível nessa modalidade, em instituição particular de Ensino Superior da Grande São Paulo. Os caminhos percorridos para tal investigação justificam-se na trajetória formativa pessoal e nos espaços da experiência que se constroem no cotidiano dessa atividade. Um estudo sobre os modelos disponíveis na modalidade a distância no ensino superior do país, um breve histórico sobre os aspectos da EAD no Brasil e uma explanação sobre o modelo no qual esses tutores atuam, além de uma aproximação com as representações sociais da profissão docente, são abordagens presentes neste trabalho, que pretendeu contribuir para a educação aprofundando conhecimentos sobre o tutor responsável pelo acompanhamento dos alunos nos ambientes virtuais de aprendizagem, considerando as possibilidades de ampliação, de alcance e democratização da educação no país. Os Resultados demonstram que há uma tendência de ser considerada, pelo tutor, uma atuação que se confunde com a essência da profissionalidade docente, numa indicação de que é necessária uma reflexão mais aprofundada sobre a função e a atuação desses profissionais.(AU)por
dc.description.abstractThis paper aimed to investigate the social representations that tutors have about their own performance in distance teaching degree courses. With the purpose of analyzing if the tutors recognize themselves as teachers who participate in the students education process, the field study had as subjects tutors who graduated in teaching and act in courses at the same level in this modality in a Private Institution of Higher Education in the Greater São Paulo area. The routes followed in this investigation are justified by the personal formative trajectory and by the experience spaces that are built in the everyday practice of this activity. A study on the available models of Higher Education distance learning in Brazil, a brief historical review about DL aspects in this country, an explanation about the model in which these tutors act and an approximation to the teaching profession Social Representations are approaches presented in this paper. With this work, we intended to contribute to education by improving the knowledge about the tutor who is responsible for assisting students in the virtual learning environment, considering the possibilities of expansion and democratization of education in the country. The results reveal that tutors tend to consider their occupation as one that is confounded with the essence of teaching professionality, an indication that shows the necessity of a deeper reflexion on these professionals function and actuation.(AU)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Texto Completo.pdf: 593566 bytes, checksum: 5889c9e151feb0aa950c640c28f8205e (MD5) Previous issue date: 2010-03-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2790/Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjecttutorpor
dc.subjecteducação a distânciapor
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjecttutoreng
dc.subjectdistance learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAISpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdf579.65 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.