???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1141
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PROVOCAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL: O OLHAR DO GESTOR PARA O NÃO DITO
???metadata.dc.creator???: Marchetto, Cesar Augusto Di Senzi
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Leila
???metadata.dc.contributor.referee1???: Palma Filho, João Cardoso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
???metadata.dc.description.resumo???: Ser sujeito e objeto de seu fazer de pesquisador/educador. Essa é a proposta de pesquisa realizada por este trabalho, por meio da narrativa de história de vida e da implicação do olhar do educador, para compreender a importância da sensibilidade na constituição do sujeito-autor, em uma gestão sensível e democrática. No processo de formação de cidadãos-autores, é preciso considerar a subjetividade como fundamental na formação do sujeito-autor. A relação de ensino-aprendizagem, relação entre sujeitos, para que seja significativa e democrática deve considerar que, em parte, essa relação se dá na intersubjetividade. E como forma de conhecermos nossa sensibilidade, a experiência em uma linguagem artística, diante das funções pedagógicas que a arte possui, surge como uma possibilidade de construção de sentido.(AU)
Abstract: To be the subject and the object of your researcher and educator practice. This is aim of the research made in this paper, through stories of lives and the importance of how the educator see it, to understand the importance of sensibility in the constitution of the subject-author, of a sensitive and democratic management. In the process of citizens-authors’s formation, it is necessary to consider the way we look and understand the world. The relation between teaching and learning, the relation between fellows, to democratic and to carry a meaning must consider that, in way this relation happens in the teaching-learning process. And as a way to know the sensibility, the experience in an artistic language, facing the pedagogical function that art has, appeasrs as a possibility to buid a meaning.(AU)
Keywords: história de vida
formação
educação
sensibilidade
espaço escolar
history of life
formacion
educacion
sensibility
school space
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: MARCHETTO, Cesar Augusto Di Senzi. PROVOCAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL: O OLHAR DO GESTOR PARA O NÃO DITO. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1141
Issue Date: 17-Dec-2009
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cesar Augusto.pdf652.51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.