???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Telma Cezar da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7048689464954754por
dc.contributor.advisor1Santos Neto, Elydio dospt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'por
dc.contributor.referee1Alves, Maria Leilapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462136000577005por
dc.contributor.referee2Cardoso, Wilma Lúcia Castro Dinizpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880257174958388por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:12Z-
dc.date.available2011-04-08pt_BR
dc.date.issued2009-04-01pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Telma Cezar da Silva. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134-
dc.description.resumoEste estudo parte de uma reflexão sobre a juventude atual e as imagens sócioideológicas construídas em torno desta fase do desenvolvimento humano, com a intenção de reforçar a importância dos espaços educacionais, principalmente das escolas formais, na construção do sentido de vida dos alunos, jovens e adolescentes do Ensino Médio. A juventude é uma etapa da vida que tem sido socialmente considerada, na maioria das vezes, como uma fase problemática, o que tem levado alguns adultos, pais ou professores, a não acreditarem e investirem nas potencialidades dos jovens adolescentes, dificultando sua inserção social de forma mais dinâmica e otimista. O corpo teórico desta pesquisa foi composto pelo conceito de sentido de vida, em Viktor Frankl, perpassando pela concepção de uma educação dialógica, em Paulo Freire, pelo conceito de complexidade, em Edgar Morin, e pela proposta do trabalho educacional por projetos, em Fernando Hernández. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados a observação participante, técnicas de análise de questionários exploratórios e grupo focal. A análise dos dados permitiu reconhecer o impacto da proposta do trabalho educacional por projetos, no sentido de contribuir para que a juventude tenha vários elementos para trabalhar aspectos concretos da vida humana, principalmente, naquilo que diz respeito à construção do sentido de vida.(AU)por
dc.description.abstractThis study is part of a reflection about today s youth and the socio-ideological images built around this phase of human development, aiming at reinforcing the importance of educational spaces, mainly in the context of schools; specifically in terms of constructing the meaning of life among high school students. Youth is a phase of life that is considered, in general, as problematic, that has lead some adults, parents or teachers, to not believe and invest in the potentialities of young people. This makes their dynamic and social insertion even more difficult.. The theoretical foundation of this research was based on the concept of sense of life, of Viktor Frankl, including the concept of dialogic education, in Paulo Freire, the concept of complexity, Edgar Morin, and the proposal of educational work by projects, Fernando Hernandez. The methodological approach was that of participant observation, techniques of the analysis of exploratory questionnaires, and the focal group. The data analysis allowed for the recognition of the impact of the proposal of the educational work done by projects, in the sense of contributing for youth to have several elements that enable them to deal with concrete aspects of human life, mainly in terms of building of sense of life.(AU)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Telma Cezar da Silva Martins.pdf: 2259713 bytes, checksum: 261f43d8ca43cc756a450926b6c1bdc4 (MD5) Previous issue date: 2009-04-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2743/Telma%20Cezar%20da%20Silva%20Martins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjecteducação escolarpor
dc.subjectsentido de vidapor
dc.subjectprojetos educacionaispor
dc.subjectyoutheng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectsense of lifeeng
dc.subjecteducational projectseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleJUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Telma Cezar da Silva Martins.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.