???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Leila Maria | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0196951330005103 | por |
dc.contributor.advisor1 | Duran, Marilia Claret Geraes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 | por |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Jane Soares de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0927807073677027 | por |
dc.contributor.referee2 | Marcondes, Anamérica Prado | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1486221134755953 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T16:16:11Z | - |
dc.date.available | 2009-05-29 | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-03-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila Maria Ramos.pdf: 1857424 bytes, checksum: 811450af4173b9dc8022e9998cc3ec18 (MD5) Previous issue date: 2009-03-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2730/Leila%20Maria%20Ramos.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Metodista de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UMESP | por |
dc.publisher.program | PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Representações Sociais | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Professoralidade | por |
dc.subject | Social representations | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Formation of Teachers | eng |
dc.subject | Professoralidade | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pos Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leila Maria Ramos.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.