???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Leila Mariapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0196951330005103por
dc.contributor.advisor1Duran, Marilia Claret Geraespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173949843431504por
dc.contributor.referee1Almeida, Jane Soares dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0927807073677027por
dc.contributor.referee2Marcondes, Anamérica Pradopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486221134755953por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:11Z-
dc.date.available2009-05-29pt_BR
dc.date.issued2009-03-04pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila Maria Ramos.pdf: 1857424 bytes, checksum: 811450af4173b9dc8022e9998cc3ec18 (MD5) Previous issue date: 2009-03-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2730/Leila%20Maria%20Ramos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectProfessoralidadepor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectFormation of Teacherseng
dc.subjectProfessoralidadeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleREPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTEpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leila Maria Ramos.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.