???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Tais Nascarellapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345013080215703por
dc.contributor.advisor1Bahia, Norines Panicaccipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881924827893022por
dc.contributor.referee1Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1621685976264300por
dc.contributor.referee2Demartini, Zeila de Brito Fabript_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059807589945744por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:11Z-
dc.date.available2009-05-28pt_BR
dc.date.issued2009-02-19pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado tem como objetivo desvelar a prática pedagógica de educadoras leigas atuantes na educação não-formal e a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao abordarmos os três temas que regem este estudo educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada versamos sobre os resultados obtidos em espaços de educação não-formais, estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Foi realizada uma pesquisa empírica no Projeto Sementinha da cidade de Santo André/ SP, através da observação da práxis educativa de sete educadoras, de entrevistas, coma exsecretária de Educação que implantou o Projeto na cidade; com os Coordenadores Gerais do Projeto Sementinha; com quatro das sete educadoras e ainda, um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do Projeto na cidade de Curvelo; MG. Até o momento, as análises realizadas apontaram para o desenvolvimento de práticas de letramento em diferentes momentos da atuação das educadoras e na formação cidadã e moral das crianças assistidas pelo Projeto na comunidade observada para a efetivação deste trabalho de pesquisa.(AU)por
dc.description.abstractThis Master s thesis has as a target to unveil lay educators pedagogical practice who work in informal education as well as the educational practice that they develop in favor of literacy. Approaching the three themes that guide this study informal education, lay educators education and literacy we talk abo ut the results obtainedin informal educational sites, establishing a counterpoint : to which extent the informal can be considered an educational site beneath the school? An empirical research was accomplished in the Sementinha Project, in the city of Santo André-SP, through observation of the educational practice of seven educators, through interviews (with the ex-Secretary of Education who implemented the Project in the city; with the general coordinators of the Sementinha Project; with four of the seven educators) and also, a bibliographical study about the emergence of the project in the city of Curvelo-MG. The analysis show that the informal education, as well as the social educators actions, develop literacy practices which are able to help in the pedagogical education of these children, motivating the citizen action that they, since they are small might make effective in the communities they live in.(AU)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tais Nascarella.pdf: 263300 bytes, checksum: 24c69a43b14eaaf6ed0812432904e545 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2678/Tais%20Nascarella.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de educadoraspor
dc.subjecteducação não-formalpor
dc.subjectalfabetização letradapor
dc.subjecteducadoras leigas práticas pedagógicas sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramentopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tais Nascarella.pdf257.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.