???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1114
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES
Other Titles: School participation: analysis based on the life history of participants
???metadata.dc.creator???: Sanches, Silvana Lopes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação consiste essencialmente numa reflexão sobre a participação numa escola pública da rede estadual de ensino de São Paulo, a partir da história de vida dos sujeitos que nela atuam, visando a compreender o que mantém motivadas as pessoas que se destacam por sua participação. É um estudo de natureza qualitativa, em que se relatam as experiências da própria autora e de mais duas pessoas da comunidade escolar, utilizando-se o método da história de vida. Esta pesquisa se estrutura em três etapas. Na primeira, através da metodologia adotada, buscou-se conhecer os sujeitos envolvidos no processo de participação. Na segunda, estudouse a literatura corrente sobre os conceitos de participação e voluntariado. A terceira etapa constitui-se em uma reflexão sobre a leitura das histórias de vida dos sujeitos sob a perspectiva da interculturalidade, da participação e do voluntariado. Na narrativa das histórias de vida, é visível a mudança que viveram as pessoas envolvidas, que, de uma participação ingênua, passaram a ter uma participação crítica.(AU)
Abstract: This study is essentially a reflection about participation in a school of the São Paulo state network of schools, based on the life history of the persons that work there, with the purpose of understanding what keeps these persons motivated to sustained participation. It is a qualitative research that reports the background of the author and of two other persons of the school community using the life history method. This study was conducted in three steps. In the first, and by means of the life history interview method, the author got to know the subjects involved in school participation. In the second, current literature on the concepts of participation and volunteering was examined. The third step was a reflective analysis of the life history of the subjects in the light of multicultarility, participation, and volunteering. This analysis showed that the persons involved underwent a significant change evolving from naïve participation to critical participation.(AU)
Keywords: participação
conselho de escola
história de vida
interculturalidade
participation
school board
life history
interculturality
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: SANCHES, Silvana Lopes. School participation: analysis based on the life history of participants. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1114
Issue Date: 29-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANA LOPES SANCHES.pdf422.41 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.