???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1100
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Lei de Diretrizes e Bases:um caminho a percorrer entre a teoria e a prática
???metadata.dc.creator???: Anna, Mireili Lúcia de Sant  
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Saes, Decio Azevedo Marques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Paulo Roberto Pedrozo
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação objetiva apontar a diferença entre a teoria e a prática no que se refere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira. A pesquisa foi desenvolvida entre professores universitários e tem o intuito de apontar a dimensão da distância entre teoria e prática no dia a dia desses professores. A quase totalidade dos entrevistados afirmou que o texto da lei brasileira é exemplar, contudo, boa parte deles também assumiu que nem sempre os pressupostos da lei podem ser executados. Na parte que se refere à natureza da lei e suas implicações, a pesquisa apresenta em seus dois primeiros capítulos uma análise histórica e social do surgimento da atual LDB brasileira. À guisa de conclusão, fica atestado o pressuposto inicial, ou seja, a distância entre a teoria e a prática nos temas relacionados à LDB e tão extenso quanto às diversidades de pensamento típicas do universo da educação.(AU)
Abstract: This dissertation aims to sharpen the difference between theory and practice related to the Brazilian education law, which is called Lei de Diretrizes e Bases . The research was developed among university teachers and it has the aim to sharpen how extensive the distance between theory and practice is when we consider teacher s everyday lives. According to the overwhelming majority of interviewees the Brazilian law for education is an exemplary law, however, many of them also declared that there are some difficults to comply with all law s articles. As far as law conception and its connotations are concerned, the research shows on its first two chapters a historical and social analyse related to the creation of the present Brazilian Education Law (LDB). Under the guise of conclusion, it was proved the initial idea, there is to say, the distance between theory and practice about themes which are related to Brazilian Education Law is so extensive as the thought diversities that we can find in a typical education environment.(AU)
Keywords: LDB
teoria
prática
sala de aula
leitura
educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: ANNA, Mireili Lúcia de Sant . Lei de Diretrizes e Bases:um caminho a percorrer entre a teoria e a prática. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1100
Issue Date: 12-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIREILI LUCIA DE SANT ANNA.pdf407.9 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.