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dc.creatorAbreu, Roberta Melo de Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7935975084261127por
dc.contributor.advisor1Almeida, Danilo Di Manno dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3222432876274239por
dc.contributor.referee1Alves, Maria Leilapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462136000577005por
dc.contributor.referee2Almeida, Laurinda Ramalho dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6318074054951173por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:16:00Z-
dc.date.available2011-04-08pt_BR
dc.date.issued2008-03-14pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Roberta Melo de Andrade. A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1099-
dc.description.resumoO presente trabalho investigar como os professores das séries iniciais do ensino fundamental entendem o ato de pesquisar a própria prática; e cotejar as visões dos professores sobre pesquisa com o referencial teórico específico. Para dar concretude a esses objetivos utilizamos a abordagem qualitativa. Temos como público alvo desse estudo cinco professores de uma escola pública situada no Município de Salvador Bahia. Inicialmente, descrevemos brevemente o contexto histórico da pesquisa, seus fundamentos, bem como os do professor pesquisador, elencando definições de pesquisa, com falas e posicionamentos de teóricos que discutem o tema. Consta também de explanação sobre as categorias e subcategorias elegidas no decorrer das atividades de pesquisa realizadas em campo. Tais categorias emergem nas observações e entrevistas realizadas com gestores e professores da instituição pesquisada e por serem recorrentes nas falas desses sujeitos. Obtemos, a partir das categorias construídas no processo da pesquisa, como principais resultados: a compreensão dos sujeitos pesquisados sobre a pesquisa da própria prática é limitada e equivocada; o universo considerado é totalmente avesso ao processo de pesquisa da prática, pois os professores estão imersos num emaranhado de sérias problemáticas explicitadas em nossos registros de observação. Concluímos afirmando que, apesar dos professores pesquisados não realizarem a pesquisa da prática, a nosso ver, essa é uma ação possível e que se concretiza também através da formação contínua e em serviço.(AU)por
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate how the teachers of early childhood education understand the act to research the practice of themselves; and to compare the views of the teachers with the specific theoretical frame. To reach these objectives, we use the qualitative approach. The data that serve as basis of this study were obtained from interviews with five teachers of a public school in the city of Salvador - Bahia. We start with the analysis of the historical context of the investigation, its concept, as well as the ones of the teacher-esearcher. in this way, we explore the different definitions of research on teaching, through the ideas of theoreticians who argue the subject. Besides, we examine the categories and subcategories treated during the practical activities of research. Such categories emerge naturally from interviews carried with managers and teachers of the searched institution and from the recurrence in their comments. We present the following main results from the categories constructed in the process of research: the understanding of the interviewed professionals about the research of the practice of themselves is limited and mistaken. We found a universe in which there is no the exercise of research of the practice, because the teachers are entangled in several seroius problematics, as explicited in our registers. We conclude affirming that, despite the researched professionals do not research the practice, we suggest that this is a possible action and that it is also materialize through continuous formation in service.(AU)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta Melo de Andrade Abreu.pdf: 2757469 bytes, checksum: 523e26dd206caeeee746fbfdc962a055 (MD5) Previous issue date: 2008-03-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2711/Roberta%20Melo%20de%20Andrade%20Abreu.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectPesquisa da práticapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectProfessor pesquisadorpor
dc.subjectResearcheng
dc.subjectResearch from practiceeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectTeacher researchereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

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