???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1090
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO HUMANA: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA
???metadata.dc.creator???: Rosa, Eliana Mariano 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Saes, Decio Azevedo Marques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Roger Marchesini Quadros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fontoura, Marcio Magalhães
???metadata.dc.description.resumo???: A finalidade deste trabalho é discutir formação no ensino superior e o que significa formação humana para professores do curso de pedagogia. Considerando a complexidade do tema, a intenção desta pesquisa é apontar os modos pelos quais certas metas oficiais do ensino superior, consagradas na legislação vigente, repercutem na consciência dos professores. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de apurar como o ideal da formação humana se inscreveu historicamente no mundo universitário e no sistema de ensino superior. Posteriormente foi desenvolvida uma pesquisa empírica. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas seguindo um roteiro. Após a coleta dos dados, foi feita uma análise qualitativa individual de cada entrevista destacando pontos relevantes. Foi realizada uma análise geral com a junção de opiniões convergentes, pois embora os discursos tenham se mostrado diferentes, identificamos tendências de pensamento sobre os temas. Referindo-nos às opiniões dos autores apresentados que sinalizam para uma estruturação do ensino superior voltada a formar pessoas capazes de atender ao mercado de trabalho, e às opiniões dos professores entrevistados nesta pesquisa, podemos entender que a formação humana no ensino superior é uma ideologia. Ela existe no discurso oficial e na documentação legal, mas na prática não se concretiza. A diversidade das opiniões apuradas evidencia que os dispositivos legais referentes ao ensino superior criaram uma superestrutura ideológica flexível cujas fórmulas são suscetíveis de serem apreendidas de modo diferenciado nos agentes do sistema do ensino superior e são pouco operacionalizadas nas atuais estruturas deste sistema.(AU)
Abstract: The main idea on this assignment is to discuss the background in the college and what means for teachers to deal with the upbringing human at the pedagogy course. The focus on this research is to show how are the ways that same of official goals in the college (which are confirmed in our current legislation), are really the reflection on teachers´thought. This bibliography search was done to get an ideal system in the upbringing human, which were influenced on this story of college and University world. To get that information it was developed interviews according to script. After getting that information it was done an individual qualitative analyze to each interview standing out the relevant matters. It was done a general analyze among convergent opinions, although the speeches had been showed different by themselves, we have identified trends towards the thought about the themes. The authors presented in this research show that the college struturation has the achievement to prepare people for the job market, joining up the authors´ opinions and the teachers´ opinions, made us to get understanding that the upbringing human in the college is an ideology. The upbringing human exists in the official speeches and in the legal documents, which works in theory but in practice that system does not work. The opinions´ diversity investigated makes us to believe that the legal recourses referred to college set up an ideological flexible superstructure, which may be absorbed in different ways in the college system s agent and not always operated at the actual structures for that system.(AU)
Keywords: Ensino Superior
Formação Humana
Formação Profissional
Curso de Pedagogia
Mercado de Trabalho
college
upbringing human
background
pedagogy course
job market
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: ROSA, Eliana Mariano. ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO HUMANA: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2007. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1090
Issue Date: 6-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliana Mariano Rosa.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.