???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1086
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: CAPULANAS NA SALA DE AULA: OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM MOÇAMBIQUE
???metadata.dc.creator???: Dias, Vera Lúcia Catoto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Demartini, Zeila de Brito Fabri
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é um registro das histórias de vida de muitas pessoas. As histórias aqui apresentam identidades diferentes: fragmentos vividos e guardados como expressões culturais orais, escritos permeados pela emoção, imagens capturadas pelos encontros, tudo isso organizado e escrito ganha forma e significado com a possibilidade desse trabalho. À medida que os encontros foram oportunizados iniciaram-se outros momentos que se desdobraram em muitos mais. A implantação do Programa Alfabetização Solidária em Moçambique, PASMO, viabilizou que essa experiência fosse investigada para identificar os sentidos da formação de educadores(as) no Brasil e em Moçambique. O objetivo desse trabalho centrou-se no desenvolvimento de nova proposta para a formação de educadores(as) em Moçambique, na África, tendo como tema central os encontros entre profissionais de educação que passaram a transitar por contextos diferenciados, envolvendo países, culturas, línguas e outras formas de comunicação. Ênfase na construção de conhecimento foi dada à cultura local, línguas moçambicanas e oralidade. A inserção de mulheres moçambicanas mostrou-se importante como forma de apropriação e mobilidade social e cultural. Foi no espaço da sala de aula, nos fazeres próprios da docência e no encontro com educadores(as), que se construiu e re-construiu conhecimentos específicos que sinalizaram para novas práticas pedagógicas. Os encontros promovidos pela educação conduziram a caminhos e trilhas da formação de educadores(as), primeiro no Brasil, depois em Moçambique.(AU)
Abstract: This work is a record of the history life of many people. The stories presented here show different identities: fragments lived and memories cherished as oral cultural expressions, written with emotion, images captured on the meetings. These facts and events, organized and jotted down in this work, become alive and acquire a meaning. As far as the meetings were been held, other opportunities were initiated, which were multiplied. The implementation of the Solidarity Literacy Program in Mozambique, PASMO, made possible that this experience were investigated in order to identify the meaning of teachers formation in Mozambique, Africa, and in Brazil. The objective of this work was centered on the development of a new proposal for teachers formation in Mozambique having as central theme the meetings between professional educators that started to wander in new contexts, involving different countries, cultures, languages, and other forms of communication. It was emphasized the knowledge construction based on the local culture, Mozambican languages, and oral tradition. The insertion of the Mozambican women in the teachers formation has been an important form of appropriation of culture, and a factor for social and cultural mobility. It was in the classroom space, on the teaching chores, and on the meetings between the educators that it was constructed, and reconstructed, the specific knowledge that signaled toward new pedagogic practices. The meetings promoted by the educational practice have leaded the way to new paths for educators formation, initially in Brazil and then in Mozambique.(AU)
Keywords: Formação-Educadores
Capulanas
Alfabetização de Jovens e Adultos
Educação-Brasil
Educação-Moçambique
Educators formation
Capulanas
Literacy for teenagers and adults
Education-Brazil
Education-Mozambique
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: DIAS, Vera Lúcia Catoto. CAPULANAS NA SALA DE AULA: OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM MOÇAMBIQUE. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1086
Issue Date: 11-Apr-2006
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vera Lucia1.pdf923.69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.