???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1081
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO
Other Titles: The ideological profile from the docents of the Public State network: a study case
???metadata.dc.creator???: Masson, Maressa Tosetti Crespo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Saes, Decio Azevedo Marques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cattani, Afrânio M.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Roger Marchesini Quadros
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo como referencial o sociólogo Luiz Pereira, e levando em consideração as relevantes críticas à visão weberiana sobre a burocracia feitas principalmente por Maurício Tragtenberg, esta dissertação almejou, através de uma pesquisa empírica, mostrar que a construção da identidade profissional do professor sofre influência direta de sua visão ideológica. Partindo de uma análise crítica da visão weberiana de burocracia, o presente trabalho busca traçar o perfil ideológico do professor da rede pública. Para tanto, este trabalho baseia-se em uma pesquisa abrangendo entrevistas, análise de documentos e observações do cotidiano de uma escola pública estadual escolhida como fonte de pesquisa. Pretendeu-se abordar a questão da filiação ideológica dos professores da rede pública, analisando em dois níveis: o da filiação ideológica a uma classe social (a classe média) e o da filiação ideológica a uma categoria social ligada ao Estado (a burocracia estatal). Levou-se, portanto, em consideração a hipótese de uma filiação ideológica dos professores a ambos os grupos, já que, à parte a alta burocracia (filiada ideologicamente às classes dominantes), a maioria do corpo burocrático (média e baixa burocracia) tende a adotar a perspectiva ideológica da classe média.(AU)
Abstract: Taking as reference the sociologist Luis Pereira, and considering the relevant critics to the weberian vision about bureaucracy made mainly by Maurício Tragtenberg, this essay aimed through an empirical research to show that the building of a professional identity by the teacher suffers direct influence of his ideological vision. Begining by a critical analysis about weberian vision of bureaucracy, the present work seeks to set the ideological profile from the public network teacher. Towards that, this work is based on a research composed of interviews, document analysis, and observations of the day to day of a State Public School chosen as research source. We intended to approach the question of the ideological filiation of the teachers from the public network, analysing two levels: the ideological filiation of a social class (the middle class) and of the ideological filiation of a social group related to the State (the state bureaucracy). Therefore has been considered the hypothesis of an ideological filiation by the teachers to both groups since that apart from high bureaucracy (ideologically filiated to the domaining classes), the majority of the bureaucratic body (medium and lower bureaucracy) tends to adopt the ideological perspective from the middle class.(AU)
Keywords: burocracia
ideologia
classe social
status profissional
bureaucracy
ideology
social class
professional status
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: MASSON, Maressa Tosetti Crespo. The ideological profile from the docents of the Public State network: a study case. 2007. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1081
Issue Date: 6-Sep-2007
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maressa1.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.