???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1078
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA A Escola Estadual Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo do Campo, desde 1890 a 1930
Other Titles: EDUCATION and HISTORY- The School Maria Iracema Munhoz
???metadata.dc.creator???: Franssatto, Rosa de Fátima Moraes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Joaquim Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Heloisa Helena Pimenta
???metadata.dc.contributor.referee2???: Saes, Decio Azevedo Marques de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação focaliza a trajetória do surgimento da Escola Estadual Maria Iracema Munhoz, apresentando o seu percurso desde 1890 até 1930. Para isso foi necessário fazer uma retrospectiva da educação brasileira, lembrar como surgiu São Bernardo, município onde está localizada a escola e, o surgimento da educação na cidade. O objetivo de reflexão e de pesquisa da presente dissertação foi buscar entender, pela história do passado, os problemas do presente, reconstruindo os avanços e os insucessos no processo da escolarização e das políticas públicas educacionais assumidas nesse período. A hipótese apresentada é que, nosso atraso educativo não vem tanto do que deixamos de fazer nas últimas décadas, mas do que fizemos nos séculos anteriores, em se tratando da educação.(AU)
Abstract: This dissertation focuses the trajectory of the sprouting of the Escola Estadual Maria Iracema Munhoz , presenting its passage since the 1890 until 1930. For this was necessary to make a retrospect of the brazilian education, to remember, as it appeared São Bernardo, city where the school is located and, the sprouting of the education in the city. The objective of reflection and research of the present dissertation was to search to understand, for the history of the past, the problems of the gift, reconstructing the advances and failures in the process of the instruction and the politics publish educational assumed in this period. The presented hypothesis is that, our educative delay in such a way does not come of that we leave to make in the last decades, but of that we made in the previous centuries, in if treating to the education.(AU)
Keywords: história
educação
escola
history
education
school
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: FRANSSATTO, Rosa de Fátima Moraes. EDUCATION and HISTORY- The School Maria Iracema Munhoz. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1078
Issue Date: 9-Apr-2007
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosa de Fatima1.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.