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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
???metadata.dc.creator???: Paula, Yara Aparecida de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Demartini, Zeila de Brito Fabri
???metadata.dc.contributor.referee1???: Duran, Marilia Claret Geraes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Aparecida Neri de
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo objetivou entender como as mudanças que ocorrem na organização do trabalho interferem na maneira de o professor do ensino médio pensar e organizar o seu próprio trabalho. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com professores do Ensino Médio de uma escola estadual localizada num bairro da periferia do município de São Vicente, Estado de São Paulo. Contou-se com os estudos realizados por Harvey (2000), Castel (1998) e Sennett (2004) para entender como as transformações estão se processando no mundo do trabalho e como elas interferem nas condições de trabalho e vida do trabalhador. A organização da escola foi estudada a partir de Ferretti e Silva Júnior (2004) e a profissão docente, a partir das contribuições de Adorno (2003), Oliveira (2003, 2004) e Fanfani (2005). A metodologia adotada insere-se no contexto de uma pesquisa empírica, qualitativa do tipo etnográfico, de acordo com as definições de André (1995), e a coleta de dados foi realizada a partir de observação participante, questionários e entrevistas. Envolveu também estudo de documentos elaborados pela escola e referentes às legislações aplicadas ao ensino médio. Chegou-se à conclusão de que as conseqüências das transformações que ocorrem no mundo do trabalho chegam até a escola por vias diversas e acabam afetando a forma de esta organizar o seu trabalho. Ao chegarem até os professores elas são reinterpretadas e re-adaptadas. As representações que esses profissionais possuem acerca do trabalho e que são construídas ao longo de suas trajetórias de vida acabam interferindo nas interpretações que eles fazem sobre as transformações do mundo do trabalho, bem como na construção da identidade da própria profissão docente. No atual contexto de transformação do trabalho, muito há que se considerar nos caminhos que hoje se colocam como opção para a formação do professor. Esta pesquisa contou com o apoio da CAPES.(AU)
Abstract: The aim of this study is to understand how the changes in the world work environment interfere in the way secondary school teachers think about and organize their own work. A field research was carried on with secondary school teachers in a public school of a neighborhood in the outskirts of Vicente, São Paulo State. The literature researched included Harvey (2000), Castel (1998) and Sennett (2004), and it was a source to understand how the changes have been happening in the working environment and how they interfere in the life and working conditions of the teachers. The school organization was studied from Ferretti and Silva Júnior (2004) approach and the teaching profession had as its base literature the works of Adorno (2003), Oliveira (2003, 2004), and Fanfani (2005). The methodology chosen included an empiric, a qualitative, and an ethnographic research, according to the definitions of André (1995). The data collection involved the observation and interaction with the populations, selfadministered questionnaires, and face-to-face interviews. It also involved the study of documents provided by the school and the related legislation. The conclusion is that the changes in the working environment get to the school in several ways, and end up affecting its way of organizing the work. When teachers received the information, they reinterpret and readapt it. The concepts these professionals have about work and the ones built along their lives have interferen ce in theirinterpretations of the changes in the working environment. They also interfere in how these teachers build their identities as teaching professionals. In the current changing scenario where the working transformations are happening, there is still much to be considered in the teachers formation. This research was funded by CAPES.(AU)
Keywords: Professor
profissão docente
ensino médio
mundo do trabalho
sociedade contemporânea
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: PAULA, Yara Aparecida de. O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1072
Issue Date: 3-Feb-2006
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

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