???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1053
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO E A ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL: COMPARAÇÕES, RESULTADOS, TENDENCIAS
Other Titles: Education and the Assembly of God in Brazil. Comparisons, results, and trends
???metadata.dc.creator???: Souza, Helton Galvão
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fischmann, Roseli
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lauand, Luiz Jean
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Rômulo Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino teológico nas assembleias de Deus começou em meio à divisão de grupos, dos que defendiam o ensino formal e os do que não concordavam com a aplicação desta modalidade de ensino. No ano de 2011 a Assembleia de Deus fez 100 anos de existência, e na década de 2000 houve uma procura acentuada em cursos de teologia, por ser uma ferramenta necessária e obrigatória para o desenvolvimento do fiel dentro da instituição como ministro do evangelho, o que traduzindo seria o mesmo que a promoção dentro de uma empresa, subindo na hierarquia. A Assembleia de Deus despertou o interesse de pesquisadores, havendo muitos trabalhos desenvolvidos sobre a instituição. Mas falta acúmulo sobre como tem se dado a educação nas Assembleias de Deus. Um dos métodos de pesquisa foi o da pesquisa bibliográfica e as referências utilizadas na pesquisa são bem conhecidas no meio acadêmico como: Max Weber, Peter Berger, Paul Freston, Antônio Gouveia de Mendonça, entre outros. O levantamento desses trabalhos, relacionados à educação e a Assembleia de Deus no Brasil, possibilita comparações, oferecendo resultados e divisando tendências. Este trabalho apresenta, assim, uma breve história da Assembleia de Deus, fundação, implantação e desenvolvimento, propondo por onde realmente começou essa instituição eclesiástica e principalmente a classe social que teve maior participação em sua gênese na história brasileira. Após o levantamento histórico, destacamos a análise das pesquisas que correspondem às exigências desse trabalho. Procura-se, assim, encontrar subsídios para uma contribuição à Instituição, compreendendo os diferentes aspectos da educação na Assembleia de Deus, como também para uma melhor compreensão dessa instituição religiosa no contexto da sociedade brasileira.
Abstract: The theological teaching in the Assemblies of God began in the midst of the division of groups, who defended the formal education and who disagreed with the application of this scientific teaching modality. In 2011 the Assembly of God did 100 years of existence, and in the 2000s there was an increased demand for courses in Theology, as a mandatory and necessary tool for development within the institution of the believer as a minister of the Gospel. The Assembly of God had received the interest of researchers, who presented works about the institution, but not about the education in that Institution. This work search to offers a preliminary contribution to the institution and to a better understanding of that Christian denomination in the Brazilian society.
Keywords: Assembleia de Deus
Educação e Assembleia de Deus
Educação científica e religiosa
Política religiosa e educação
Assembly of God
Education and Assembly of God
Scientific and religious education
Religious politics and education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: SOUZA, Helton Galvão. Education and the Assembly of God in Brazil. Comparisons, results, and trends. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1053
Issue Date: 13-Nov-2013
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helton.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.