???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1039
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: IDEOLOGIA DO TRABALHO NOS LIVROS DIDÁTICOS NA REPÚBLICA VELHA (1910-1930)
Other Titles: Ideoly of work in the textbooks in the old republic(1910-1930)
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Juliana Barreto Faria de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Saes, Decio Azevedo Marques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Demartini, Zeila de Brito Fabri
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pansarelli, Daniel
???metadata.dc.description.resumo???: A partir de uma abordagem histórica, esta pesquisa apresenta como objetivo específico a análise da presença da ideologia do trabalho na sociedade brasileira e o modo como foi difundida nos livros didáticos no período de 1910 a 1930. O início do século XX foi marcado por grandes mudanças no Brasil. Nesta pesquisa, levaremos em conta apenas mudanças no Estado de São Paulo, que recebeu grande parte dos imigrantes europeus e concentrou muitas das indústrias brasileiras. Após a abolição da escravatura e da proclamação da República, o Brasil sofreu grandes transformações. O desenvolvimento da economia preocupava o Estado e a classe dominante, uma vez que não se encontravam indivíduos para a realização de trabalhos manuais. A sociedade ainda defendia a ideologia de que o trabalho manual era algo vergonhoso e de menos importância hierárquica. Foi então que os imigrantes foram contratados para exercer esse tipo de atividade. As péssimas condições de moradia, trabalho e participação política contribuíram para que os imigrantes reivindicassem seus direitos por meio de greves e manifestações. O governo não poderia permitir que os imigrantes com ideologias anarquistas disseminassem tais conceitos revolucionários e ideológicos no seio da massa operária e, consequentemente, na população. O Estado utilizou a educação para a inculcação de novas ideologias sobre a importância do trabalho, sustentando que o operário deveria cumprir suas obrigações dentro das indústrias sem questionar. Para tanto, era necessário que a escola adotasse algum tipo de material didático que difundisse ideologias a respeito do amor ao trabalho. Desde então, o livro didático foi utilizado como um forte transmissor destas ideologias: ele não foi usado como um simples material de apoio pedagógico, mas, sim, como um difusor de ideologias da classe dominante.
Abstract: Through a historical approach, this research specifically aims to analyze the existence of an ideology of work in the Brazilian society; and how it was disseminated in didactic materials during the period of 1910-1930. The beginning of the 20th century was impacted by enormous changes in Brazil. This thesis studies the changes in São Paulo state, which has received the majority of the European immigrants and concentrated many of the Brazilian industries. After the abolition of slavery and the installation of republic, Brazil went through deep transformations. The development of the economy concerned the State and dominant class, since these could not find handworkers. Society still advocated the ideology that handwork was a shameful job and not relevant inside the work hierarchy. Finally, the immigrants were hired to exert this type of labor. The awful conditions of life labor, and political participation conducted to the immigrants to claim their rights by means of strikes and public manifestations. The government would not allow these immigrants to disseminate anarchist ideologies and revolutionary concepts at the core of the labor class and population consequently. The State used education to inculcate the new ideologies about the importance of work and to convince the workers that employees should fulfill the obligations inside the plant without questioning. Therefore it, was necessary to adopt in public schools educational materials that would diffuse the love for work. Since then, the textbook begun to be employed as a strong ideology transmitter, shifting from a simple pedagogic support to a dominant class ideology diffuser.
Keywords: livro didático
trabalho
república velha
operários
ideologia &#8195

textbook
work
old republic
workers
ideology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: OLIVEIRA, Juliana Barreto Faria de. Ideoly of work in the textbooks in the old republic(1910-1930). 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1039
Issue Date: 19-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulianaOliveira2.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.