???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1023
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Other Titles: The importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the school
???metadata.dc.creator???: Pereira, Ivan Nunes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Saes, Decio Azevedo Marques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Rômulo Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Azevedo, Adriana Barroso de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho investigou as interações a entre Música e Matemática, considerando experiências e reflexões de expoentes das ciências exatas, que com seus conceitos de intervalo musical, razões e proporções, consonância, harmonia, temperamento, série harmônica, contribuíram para a estruturação arte da música como ciência. Sob a luz dessa ciência da música, mediante análise descritiva de partitura, contou a história de um país que, segundo o P.I.S.A., se manteve no ranking da educação de 2000 a 2012, revelando interdisciplinaridade das ciências e interações dos conceitos de pensamento analógico, preconizados por Levy e Machado e da teoria das inteligências múltiplas de Gardner. E por fim, se propôs a refletir sobre a importância da educação musical na formação do indivíduo e sobre os obstáculos de sua difusão no espaço escolar.
Abstract: This study investigated the interactions between music and mathematics, considering experiences and reflections of exponents of the exact sciences, with their range of musical concepts, ratios and proportions, consonance, harmony, temperament, harmonic series, which contributed to the structuring of the art of music as a science. In light of this science of music through descriptive analysis Music, told the story of a country that, according to PISA, remained in the rankings of education since 2010 to 2012, revealing interdisciplinary interactions of science and the concepts of analogical thinking, advocated by Levy and Machado and the theory of multiples intelligences by Gardner. Finally, it was proposed to reflect on the importance of music education in shaping the individual and on barriers to its diffusion within the school.
Keywords: Música
Formação
Obstáculos
Educação e Espaço Escolar
Music
Training
Barriers
Education & School Space
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Metodista de São Paulo
???metadata.dc.publisher.initials???: UMESP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Citation: PEREIRA, Ivan Nunes. The importance of music in individual training: a reflection on the obstacles of dissemination of musical education in the school. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1023
Issue Date: 30-May-2014
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IvanNunes.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.