???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoelho, Sebastião de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bahia, Norines Panicaccipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881924827893022por
dc.contributor.referee1Duran, Marilia Claret Geraespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173949843431504por
dc.contributor.referee2Palma Filho, João Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6871865854491549por
dc.date.accessioned2016-08-03T16:15:43Z-
dc.date.available2014-02-18pt_BR
dc.date.issued2013-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1008-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa aborda uma questão que está presente na ordem do dia da educação brasileira, há algum tempo: a alfabetização nas séries iniciais na escola pública. Permitimo-nos fazer uma escolha ao tratar desta temática, ou seja, optamos por identificar práticas de alfabetização de sucesso na rede de educação municipal, na cidade de Diadema. Para isso, escolhemos trilhar o caminho da pesquisa qualitativa, através da abordagem metodológica de um estudo de caso na Rede Municipal de Educação de Diadema, com a realização de entrevistas envolvendo 12 profissionais da educação municipal: 7 professores alfabetizadores que desenvolvem práticas consideradas de sucesso, 3 gestores das escolas municipais, 1 assistente pedagógica e 1 formadora dos professores alfabetizadores da rede. O presente trabalho foi estruturado da seguinte forma: na Introdução, um passeio histórico ao longo da vida do autor da pesquisa, detectando as influências acontecidas para que o mesmo fizesse a opção pela atuação no magistério. No Capítulo 1, Histórico e Fundamentos da Alfabetização no estado de São Paulo, a partir da década de 1980, realizamos um resgate histórico do novo paradigma da educação no estado de São Paulo a partir do movimento de redemocratização do país paradigma esse que se irradiou para o resto do Brasil, no qual o aluno passa a ser visto de um jeito novo, mudando-se o foco para a construção do conhecimento (o Construtivismo). Para visualizarmos a evolução desse processo, apresentamos quais foram as políticas públicas implementadas no estado de São Paulo nos últimos trinta anos. No Capítulo 2, A Formação Continuada de Professores na rede Municipal de Educação de Diadema, a partir da década de 1980, apresentamos como se deu a construção de uma política pública de gestão democrática no município de Diadema, e quais as influências desse processo na educação municipal e na formação do quadro de profissionais da rede. No Capítulo 3, Os Procedimentos Metodológicos e as Análises de Dados, demonstramos a escolha pela linha de pesquisa, como se organizou a metodologia da pesquisa, quem são os sujeitos participantes, a definição dos instrumentos para a coleta e análise dos dados. Nas Considerações Finais apresentamos uma síntese dos capítulos em interface com os resultados obtidos. As discussões realizadas tiveram como principal aporte teórico os estudos e as pesquisas de Bahia (2002), Duran (1995), Ferreiro e Teberosky (1985), Figueredo (2011) e Mortatti (2000).por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-03T16:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sebastiao.pdf: 1239149 bytes, checksum: 97b23c0ee99b0773cbea32368d923eb4 (MD5) Previous issue date: 2013-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2592/Sebastiao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUMESPpor
dc.publisher.programPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização nas séries iniciaispor
dc.subjectpráticas alfabetizadoras de sucessopor
dc.subjectcompromisso do professorpor
dc.subjectliteracy teaching in early school yearseng
dc.subjectsuccessful practices in literacy teachingeng
dc.subjectteacher engagementeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIADEMA: IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICASpor
dc.title.alternativeLiteracy in the municipal Diadema Education: identifyind good praticeeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pos Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sebastiao.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.